Gerais
0

91% dos utentes dizem que são bem atendidos pelos profissionais de saúde

Estudo de satisfação da DGS

O “Estudo de Satisfação dos Utentes 2015”, o primeiro realizado pela Direção-Geral da Saúde, revela que cerca de 91% da população residente em Portugal sentiu-se “bem atendida” pelos profissionais de saúde e 74% dos portugueses consideram que o seu problema de saúde foi devidamente resolvido.

Os dados agora apresentados – e que resultam de uma amostra de 2.300 entrevistas realizadas pela Eurosondagem junto da população residente em Portugal Continental, entre 10 de fevereiro e 13 de março – revelam que, no geral, os portugueses consideram a sua saúde “boa” e “razoável”.

No último ano, a grande maioria da população inquirida residente em Portugal recorreu aos serviços públicos de saúde (75%), com 56% a deslocarem-se ao centro de saúde e 19% a um hospital público, o que representa a manutenção do SNS como a parcela mais procurada do sistema de saúde. O tempo despendido pelo médico satisfez 87,4% dos inquiridos, valor que compara favoravelmente com os dados disponibilizados pela OCDE onde a média foi de 87,1%, tendo a República Checa atingido o valor mais elevado na escala (97,2%) e a Suécia o mais baixo (74%).

Cerca de 89% dos utentes consideram que o médico lhes deu oportunidade de esclarecer as suas dúvidas e 94% referem que as indicações dadas foram claras, valor acima da média registada no conjunto dos 14 países da OCDE. Cerca de 87% dos inquiridos consideraram que o médico os envolveu nas decisões sobre os cuidados de saúde e os tratamentos. A nota mais negativa diz respeito ao tempo de espera pelas consultas de especialidade e no próprio dia da consulta. Mais de metade dos inquiridos referiu esperar cerca de uma hora.

Leia Também

Uma data para recordar!

Candidaturas para corpo editorial da RPMGF

Tiago Maricoto abordou Saúde Escolar

Recentes

Menu