Política de saúde
0

António Arnaut vai receber título de doutor “honoris causa”

Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra (UC) vai distinguir o “pai” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Arnaut, com o título de doutor “honoris causa”

De acordo com o diretor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), José Reis, a proposta de reconhecimento público de António Arnaut foi aprovada por unanimidade numa reunião do Senado Universitário. A homenagem visa “reconhecer uma grande personalidade da nossa democracia e da nossa sociedade”, realçando a sua ação como impulsionador do SNS.

A proposta da FEUC frisa que “a institucionalização do SNS foi um marco relevante da nossa evolução social e da nossa organização coletiva nas últimas décadas, devendo continuar a sê-lo no futuro, pois a sua renovação e sustentabilidade são assuntos essenciais”.

Assim, a Universidade “reconhece um cidadão de Coimbra com presença muito significativa na vida pública nacional das últimas décadas e com a sua ação política associada a uma das mais marcantes deliberações democráticas depois do 25 de Abril: o Serviço Nacional de Saúde, isto é, uma política pública de acesso aos cuidados essenciais e, portanto, de generalização do bem-estar, numa base igualitária”.

Ao nosso site, António Arnaut afirmou que a distinção da Universidade de Coimbra “foi uma surpresa do tamanho do mundo”. Admitindo sentir-se muito emocionado, frisou que “era a coisa mais improvável que me podia acontecer”.

O fundamento desta distinção excecional do Senado Universitário “foi a minha contribuição para o progresso e o bem-estar da sociedade através da fundação do Serviço Nacional de Saúde, o que muito me honra e me compensa das amarguras da vida”.

Leia Também

Mudança nas Políticas de Saúde

APMGF defende que com ou sem Direção Executiva do SNS é inadiável uma mudança de fundo nas políticas de Saúde

Fernando Araújo escolhido como diretor executivo do SNS

OM quer que TC fiscalize norma do Orçamento de Estado que permite contratação de não especialistas

Recentes

Menu