Política de saúde

António Arnaut vai receber título de doutor “honoris causa”

Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra (UC) vai distinguir o “pai” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Arnaut, com o título de doutor “honoris causa”

De acordo com o diretor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), José Reis, a proposta de reconhecimento público de António Arnaut foi aprovada por unanimidade numa reunião do Senado Universitário. A homenagem visa “reconhecer uma grande personalidade da nossa democracia e da nossa sociedade”, realçando a sua ação como impulsionador do SNS.

A proposta da FEUC frisa que “a institucionalização do SNS foi um marco relevante da nossa evolução social e da nossa organização coletiva nas últimas décadas, devendo continuar a sê-lo no futuro, pois a sua renovação e sustentabilidade são assuntos essenciais”.

Assim, a Universidade “reconhece um cidadão de Coimbra com presença muito significativa na vida pública nacional das últimas décadas e com a sua ação política associada a uma das mais marcantes deliberações democráticas depois do 25 de Abril: o Serviço Nacional de Saúde, isto é, uma política pública de acesso aos cuidados essenciais e, portanto, de generalização do bem-estar, numa base igualitária”.

Ao nosso site, António Arnaut afirmou que a distinção da Universidade de Coimbra “foi uma surpresa do tamanho do mundo”. Admitindo sentir-se muito emocionado, frisou que “era a coisa mais improvável que me podia acontecer”.

O fundamento desta distinção excecional do Senado Universitário “foi a minha contribuição para o progresso e o bem-estar da sociedade através da fundação do Serviço Nacional de Saúde, o que muito me honra e me compensa das amarguras da vida”.

Leia Também

O SNS e a MGF cresceram a par da democracia e da igualdade de direitos e podem ajudar a proteger estes valores fundamentais

Sonhar um grande futuro para a Medicina Familiar implica enaltecer o engenho das pessoas que lhe dão forma

Descobrir a MGF no setor privado através de histórias pessoais

Recentes