GeraisInternacional & Cooperação

Atitudes e comportamentos positivos no seio da equipa de saúde ganham ênfase no programa

13º ENIJMF

A conferência inaugural do 13º Encontro Nacional de Internos e Jovens Médicos de Família (ENIJMF), que irá decorrer no dia 24 de outubro, na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, será proferida por Jorge Araújo, presidente da Team Work Consultores (empresa especializada no treino comportamental de pessoas e equipas) e ex-treinador de equipas desportivas de alto rendimento, nomeadamente da equipa de basquetebol do Futebol Clube do Porto.

A conferência de Jorge Araújo terá como título “Atitudes Positivas no Contexto da Medicina Geral e Familiar” e estará focada em aspetos cruciais para o sucesso de qualquer grupo de trabalho, como sejam a mobilização para objetivos comuns, a criação de um sentimento de partilha, a libertação de emoções positivas, a estruturação ideal para a mudança, os ingredientes essenciais para liderar e ser liderado em prol de um bem maior, a importância de moldar a criatividade em benefício do coletivo, ou a manutenção de um espírito de sintonia e preocupação mútua.

Esta será uma conferência revestida do maior interesse, numa fase da reforma dos cuidados de saúde primários em que a resistência das equipas que trabalham nas USF e UCSP é posta à prova, todos os dias, à medida que a pressão institucional, assistencial e pedagógica cresce nas unidades.

Mas o programa do 13º ENIJMF não se ficará por aqui, no que respeita a atividades que tendem à transformação de atitudes e comportamentos no seio da equipa de trabalho. De facto, para o mesmo dia 24 de outubro está programada uma ação de teambuilding, designada “O Todo, Maior que a Soma das Partes”. Trata-se de um programa de treino que coloca os participantes perante um conjunto de atividades que possibilitam o desenvolvimento pessoal e coletivo, sempre com a presença e o apoio de treinadores comportamentais, cuja missão passa por mobilizar as pessoas a ter uma atitude mais positiva e colaborativa no seio da equipa e da instituição que representam.

Pretende-se facilitar o convívio, a cooperação e a entreajuda entre elementos da equipa, aumentar os índices de comunicação aberta e partilha de informação, promover o envolvimento e a motivação através de um forte compromisso com o coletivo e reforçar a coesão da equipa.

Para tal, serão utilizadas metodologias já bem testadas, como o treino ativo com exercícios de cooperação, trabalho em equipa e comunicação, intercalados por momentos de reflexão e feedback, para melhoria dos processos de grupo. Esta ação tem a duração prevista de 3 horas e poderá abarcar um total de 30 a 35 participantes, que serão divididos por três equipas.

 

Leia Também

UEMO e UEMS fecham acordo que garante acreditação internacional de eventos científicos na área de MGF feita por MF

Estão abertas as candidaturas ao Montegut Global Scholars Program 2024!

Jornadas de MGF de Évora juntam centena e meia de profissionais imparáveis no seu ímpeto formativo

Recentes