Gerais
0

Candidaturas para corpo editorial da RPMGF

Até ao próximo dia 19 de março e através de formulário eletrónico:

A Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (RPMGF) é um órgão oficial da Associação Portuguesa de Medicina Geral Familiar e é publicada desde 1984. A sua missão é contribuir para o desenvolvimento da especialidade de Medicina Geral e Familiar e para a melhoria dos cuidados de saúde primários através da publicação de artigos científicos nas mais diversas áreas.

A revista encontra-se de momento em transição da sua equipa editorial e nesse sentido a APMGF vem dirigir convite a todos os seus sócios para se candidatarem a integrar o novo corpo de editores.

Incentivam-se candidaturas de colegas em diferentes fases da carreira profissional e/ou académica, nomeadamente especialistas de MGF juniores ou seniores, bem como internos de MGF com ambição em carreira académica ou em atividades cientificas.

A nova equipa editorial será coordenada por:

– Dr. Rui Nogueira (Presidente da APMGF, Director da RPMGF)

– Dr. Arquimínio Eliseu (Vice-presidente da APMGF, Director-adjunto da RPMGF)

– Dr. Tiago Maricoto (Membro da direção da APMGF, Editor-chefe da RPMGF)

Os candidatos deverão preencher o seguinte formulário e após a primeira análise da equipa coordenadora da RPMGF, poderão ser requisitadas mais informações, nomeadamente de natureza curricular. Os candidatos selecionados para integrar o corpo editorial poderão brevemente ser convidados a integrar um processo formativo, que será facultado pela APMGF em colaboração com colegas seniores e com experiência na actividade editorial. É condição obrigatória ser sócio da APMGF.

Definem-se assim as principais tarefas de um editor da RPMGF:

• Verificar a submissão dos artigos, em conformidade com as normas de publicação estabelecidas e escolher artigos para a sua responsabilidade de gestão em conformidade com as suas secções temáticas ou preferências pessoais.

• Acompanhar e gerir o circuito dos artigos à sua responsabilidade durante o processo editorial e de revisão por pares.

• Selecionar os revisores para cada artigo e gerir a sua avaliação final.

• Tomar decisões editoriais quando necessário, relativas a aceitação ou recusa de artigo e decidir a necessidade de uma terceira revisão.

• Solicitar avaliações de revisores adicionais pertencentes ao conselho científico e em áreas temáticas ou técnicas diferenciadas, bem como avaliações estatísticas, quando entendem necessário.

Aceitam-se candidaturas até ao final do próximo dia 19 de março.

Leia Também

Assimetrias regionais exigem reflexão

Os vencedores são…

Quase dois terços dos portugueses acima dos 65 anos já estão vacinados contra a gripe sazonal

Recentes

Menu