GeraisInternacional & Cooperação
0

Diabetes dominou a agenda política

Comemorações do Dia Mundial da Saúde

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde, que este ano teve como tema “Vencer a diabetes”, a Direção-Geral da Saúde assinou protocolos com a Associação Industrial e Comercial do Café (AICC), Associação de Refinadores de Açúcar Portugueses (ARAP) e a Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), com vista ao consumo responsável e equilibrado de açúcar.

Na sessão, que decorreu na Assembleia da República, teve ainda lugar a assinatura do protocolo entre o Ministério da Saúde e a Fundação Calouste Gulbenkian para a promoção da saúde em Portugal. O intuito da cooperação é promover e reforçar as iniciativas delineadas no relatório “Um futuro para a saúde – todos temos um papel a desempenhar”, que a Gulbenkian apresentou em 2014. Algumas das temáticas abordadas no documento são diabetes, infeção hospitalar, saúde mental, literacia em saúde, cuidados paliativos e recursos humanos em saúde.

No decurso da cerimónia foi atribuído o colar do Prémio Nacional de Saúde ao neurocirurgião João Lobo Antunes e ainda um prémio honorário a António Arnaut.

O Prémio Nacional de Saúde de 2015 distinguiu Lobo Antunes pela sua contribuição para o desenvolvimento da ciência médica e da neurocirurgia em Portugal e pelo seu “contributo inequívoco para o prestígio internacional do sistema de saúde português, ao qual prestou os mais relevantes serviços”.

António Arnaut, licenciado em Direito e fundador do Partido Socialista, ocupou no II Governo Constitucional o cargo de ministro dos Assuntos Sociais, tendo elaborado a lei que deu origem SNS.

Na sua intervenção, o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, anunciou que o Presidente da República irá atribuir a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade a ambos, numa cerimónia que ocorrerá no dia 25 de abril.

A Ordem da Liberdade destina-se a distinguir serviços relevantes prestados em defesa dos valores da civilização, dignificação da pessoa humana e à causa da liberdade.

Leia Também

Debate Dia Mundial MF 2022

Condições de trabalho, remuneração e contratação de MF têm de ser revistas

Presidente da APMGF analaisa contexto da MGF em Portugal

Presidente da APMGF analisa contexto atual da MGF no nosso país

Webinar Contratualização Diferido

Aceda ao webinar sobre a contratualização em diferido

Recentes

Menu