Gerais
0

Distinção recai sobre perfis locais de saúde traçados a Norte

Prémio de Inovação em Cuidados de Saúde Primários

O Prémio de Inovação em Cuidados de Saúde Primários (CSP), patrocinado pela empresa Merck Sharp & Dohme (MSD) e entregue durante a cerimónia de abertura do I Fórum de Contratualização nos Cuidados de Saúde Primários para os Profissionais, as Unidades Funcionais e os ACES, realizada no dia 22 de setembro no Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), foi atribuído ao projeto “Perfis locais de saúde: da informação à decisão em saúde”.

Trata-se de um projeto desenvolvido pelo Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN), que possibilitou a criação de 24 perfis locais de saúde (PLS) na Região Norte, instrumentos fundamentais para gerar estratégias e planos locais de saúde.

Estes PLS iniciaram-se em 2009 e foram atualizados já neste ano de 2015, encontrando-se disponíveis para consulta pública no site da ARSN. Entretanto, o projeto alargou-se para além das fronteiras da Região Norte, com as restantes Regiões de Saúde de Portugal Continental a trabalharem em parceria para desenvolver os seus próprios PLS, através dos respetivos Observatórios Regionais de Saúde.

Vasco Machado, do Departamento de Saúde Pública da ARSN, explicou-nos em detalhe o que está por detrás deste projeto vencedor: “sabemos que melhor informação vai produzir melhor saúde, através de uma melhor decisão. Ou seja, a decisão em saúde deve estar suportada numa base de evidência sólida. Os PLS surgiram, assim, de um forte investimento que tem vindo a ser feito pelo Departamento de Saúde Pública da ARSN num sistema de informação e comunicação que possa apoiar os processos de planeamento em saúde, de contratualização e de apoio à tomada de decisão. Normalmente, os diagnósticos de saúde da população surgem-nos através de documentos pesados, que quando se finalizavam muitas vezes continham informação já desatualizada. Com os PLS, tentámos tornar a informação acessível ao maior número possível de pessoas, sendo a mesma atualizada de forma rápida, numa dinâmica anual”.

O prémio outorgado ao Departamento de Saúde Pública da ARSN tem um valor pecuniário de 2.500€.

Leia Também

Mulheres em fase inicial de gravidez entram nos grupos alvo prioritários

Delegação Distrital de Vila Real promove workshop sobre abordagem do doente difícil

“Olhe Pelas Suas Costas” vai estar nas ruas

Recentes

Menu