GeraisInternacional & Cooperação
0

Escola de Outono APMGF

De 14 a 17 de Novembro

PRAZO DE INSCRIÇÃO ALARGADO PARA 4 DE NOVEMBRO
Até às 24 horas do dia 4 de Novembro tem ainda oportunidade de se inscrever


A APMGF vai organizar, entre os próximos dias 14 e 17 de Novembro, em Peniche, a Escola de Medicina Familiar/Outono 2012. Nesta acção de formação médica contínua, os MF e internos da especialidade poderão optar por seis áreas distintas: actualização em reumatologia, diabetes tipo 2 em MGF, bases da terapêutica farmacológica 2012, qualidade em MGF, aconselhamento nos CSP e trabalho com as famílias. As inscrições decorrem até 30 de Outubro
 
Entre 14 a 17 de Novembro, o Hotel Atlântico Golf, na Praia da Consolação, em Peniche, volta a receber a Escola de Outono da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF).
Este ano, a diabetes tipo 2, o aconselhamento em CSP, a actualização em reumatologia, a qualidade em MGF, as terapêuticas farmacológicas e a terapia familiar são os temas dos seis cursos que integram o programa desta iniciativa, promovida pela APMGF no âmbito da formação médica contínua dos médicos de família (MF). A Escola terá a habitual duração de três dias e meio e os cerca de uma centena de inscritos previstos – entre MF e internos da especialidade – oriundos de todo o país, poderão aproveitar a oportunidade para fazer um refresh dos seus conhecimentos e, sobretudo, conviver…
 
Aposta na Qualidade
Este ano, o ex-presidente da APMGF, Luís Pisco, regressa à Escola como coordenador científico do curso Qualidade em Medicina Familiar. Numa altura em que as questões da qualidade em saúde se revestem de enorme importância, o objectivo deste curso é habilitar os participantes com os conhecimentos e metodologias que permitam iniciar e coordenar projectos e actividades de avaliação, melhoria e monitorização da qualidade, na área da MGF e dos CSP.
O responsável pelos CSP da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo vai procurar que os formandos entendam a qualidade como “um processo contínuo de mudança que envolve todos quantos trabalham nas instituições de saúde” e percebam que “a gestão da qualidade é uma questão estratégica para a instituição onde desenvolvem a sua actividade profissional”.
Entre os conteúdos deste curso, destaque para os indicadores, critérios e padrões de qualidade, ferramentas e técnicas da qualidade que facilitam a mudança organizacional, acreditação dos serviços de saúde e estudos de avaliação da satisfação dos utentes.
 
Diabetes… com Rosa Gallego
Uma presença já assídua nas escolas da APMGF é a da responsável pelo núcleo de estudos da diabetes da associação, Rosa Gallego. Como já vem sendo hábito, a médica de família do Centro de Saúde (CS) de Vila Franca de Xira tem a seu cargo, na Escola de Outono 2012, a coordenação científica do curso sobre diabetes de tipo 2 em MGF. Esta formação destina-se a actualizar, face à evidência médica e consensos da comunidade científica nacional e internacional, os conhecimentos sobre o diagnóstico e tratamento da diabetes, a prevenção e tratamento das complicações. O curso sobre diabetes terá algumas sessões em comum com o curso sobre farmacologia, da responsabilidade de António Faria Vaz.
Contextualizar os mecanismos de decisão não farmacológica que determinam a decisão clínica no que concerne aos critérios de selecção de medicamentos e estabelecer os determinantes na selecção de medicamentos de classes farmacológicas associadas à prescrição em patologias com elevada prevalência são os objectivos gerais da formação Bases da Terapêutica Farmacológica 2012.
 
Articulação entre MF e reumatologistas
Também a Reumatologia volta a merecer destaque nesta Escola de Outono, com os especialistas Jaime Branco e Maria Manuela Costa a coordenarem o curso de actualização nesta área. A cooperação entre os MF e os reumatologistas, através de critérios de referenciação específicos e bem definidos é o grande objectivo desta formação.
Em Peniche, os internos e MF inscritos no curso Aconselhamento de Mudanças de Comportamento terão a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre modelos facilitadores da mudança de comportamentos em saúde, desenvolver competências para realizar entrevistas motivacionais e outras intervenções de aconselhamento individual visando mudanças de comportamento ou adesão a autocuidados em doentes crónicos, ou ainda, reflectir criticamente sobre a ideologia dos estilos de vida saudáveis e sobre as suas próprias dificuldades em promover mudanças de comportamento em indivíduos com doenças crónicas no contexto da consulta de MGF.
Por sua vez, o curso Trabalhar com as Famílias, ccordenado por Josefina Marau, abordará os diferentes níveis de intervenção familiar e consolidará a utilização prática de ferramentas como o Ciclo de Vida de Duval, o Ciclo de Thrower (Consulta de Saúde Materna e do Adolescente), desenho infantil e grupos Balint.
 
Local:
Hotel Atlântico Golf****
Praia da Consolação
2525-150 Atouguia da Baleia – Peniche
Tel.: 262 757 700
Fax: 262 750 717
 
Horários:
4ª a 6ª feira – Manhã: 9 às 13 horas; Tarde: 14 às 19 horas
Sábado – Manhã: 9 às 13 horas
 
Inscrições:
Faça aqui a sua INSCRIÇÃO ON-LINE ou descarregue a FICHA DE INSCRIÇÃO, preencha-a, e envie-a para o e-mail indicado.
 
As inscrições serão aceites por ordem de entrada no secretariado até ao dia 30 de Outubro. Indique no boletim de inscrição o curso pretendido em 1.ª opção, caso tenha outras alternativas indique-as por ordem de preferência.
 
Consulte o PROGRAMA do evento.

Leia Também

Cuidados Domiciliários - 20º ENIJMF

Encontro de Internos e Jovens MF debaterá boas práticas de apoio domiciliário nos cuidados primários

Já foram selecionados os vencedores da Bolsa APMGF WONCA Europa 2022

APMGF colabora na produção de guia de conversação Ucraniano-Português e Português-Ucraniano

Recentes

Menu