GeraisInternacional & Cooperação
0

Escola de Outono APMGF

De 14 a 17 de Novembro

PRAZO DE INSCRIÇÃO ALARGADO PARA 4 DE NOVEMBRO
Até às 24 horas do dia 4 de Novembro tem ainda oportunidade de se inscrever


A APMGF vai organizar, entre os próximos dias 14 e 17 de Novembro, em Peniche, a Escola de Medicina Familiar/Outono 2012. Nesta acção de formação médica contínua, os MF e internos da especialidade poderão optar por seis áreas distintas: actualização em reumatologia, diabetes tipo 2 em MGF, bases da terapêutica farmacológica 2012, qualidade em MGF, aconselhamento nos CSP e trabalho com as famílias. As inscrições decorrem até 30 de Outubro
 
Entre 14 a 17 de Novembro, o Hotel Atlântico Golf, na Praia da Consolação, em Peniche, volta a receber a Escola de Outono da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF).
Este ano, a diabetes tipo 2, o aconselhamento em CSP, a actualização em reumatologia, a qualidade em MGF, as terapêuticas farmacológicas e a terapia familiar são os temas dos seis cursos que integram o programa desta iniciativa, promovida pela APMGF no âmbito da formação médica contínua dos médicos de família (MF). A Escola terá a habitual duração de três dias e meio e os cerca de uma centena de inscritos previstos – entre MF e internos da especialidade – oriundos de todo o país, poderão aproveitar a oportunidade para fazer um refresh dos seus conhecimentos e, sobretudo, conviver…
 
Aposta na Qualidade
Este ano, o ex-presidente da APMGF, Luís Pisco, regressa à Escola como coordenador científico do curso Qualidade em Medicina Familiar. Numa altura em que as questões da qualidade em saúde se revestem de enorme importância, o objectivo deste curso é habilitar os participantes com os conhecimentos e metodologias que permitam iniciar e coordenar projectos e actividades de avaliação, melhoria e monitorização da qualidade, na área da MGF e dos CSP.
O responsável pelos CSP da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo vai procurar que os formandos entendam a qualidade como “um processo contínuo de mudança que envolve todos quantos trabalham nas instituições de saúde” e percebam que “a gestão da qualidade é uma questão estratégica para a instituição onde desenvolvem a sua actividade profissional”.
Entre os conteúdos deste curso, destaque para os indicadores, critérios e padrões de qualidade, ferramentas e técnicas da qualidade que facilitam a mudança organizacional, acreditação dos serviços de saúde e estudos de avaliação da satisfação dos utentes.
 
Diabetes… com Rosa Gallego
Uma presença já assídua nas escolas da APMGF é a da responsável pelo núcleo de estudos da diabetes da associação, Rosa Gallego. Como já vem sendo hábito, a médica de família do Centro de Saúde (CS) de Vila Franca de Xira tem a seu cargo, na Escola de Outono 2012, a coordenação científica do curso sobre diabetes de tipo 2 em MGF. Esta formação destina-se a actualizar, face à evidência médica e consensos da comunidade científica nacional e internacional, os conhecimentos sobre o diagnóstico e tratamento da diabetes, a prevenção e tratamento das complicações. O curso sobre diabetes terá algumas sessões em comum com o curso sobre farmacologia, da responsabilidade de António Faria Vaz.
Contextualizar os mecanismos de decisão não farmacológica que determinam a decisão clínica no que concerne aos critérios de selecção de medicamentos e estabelecer os determinantes na selecção de medicamentos de classes farmacológicas associadas à prescrição em patologias com elevada prevalência são os objectivos gerais da formação Bases da Terapêutica Farmacológica 2012.
 
Articulação entre MF e reumatologistas
Também a Reumatologia volta a merecer destaque nesta Escola de Outono, com os especialistas Jaime Branco e Maria Manuela Costa a coordenarem o curso de actualização nesta área. A cooperação entre os MF e os reumatologistas, através de critérios de referenciação específicos e bem definidos é o grande objectivo desta formação.
Em Peniche, os internos e MF inscritos no curso Aconselhamento de Mudanças de Comportamento terão a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre modelos facilitadores da mudança de comportamentos em saúde, desenvolver competências para realizar entrevistas motivacionais e outras intervenções de aconselhamento individual visando mudanças de comportamento ou adesão a autocuidados em doentes crónicos, ou ainda, reflectir criticamente sobre a ideologia dos estilos de vida saudáveis e sobre as suas próprias dificuldades em promover mudanças de comportamento em indivíduos com doenças crónicas no contexto da consulta de MGF.
Por sua vez, o curso Trabalhar com as Famílias, ccordenado por Josefina Marau, abordará os diferentes níveis de intervenção familiar e consolidará a utilização prática de ferramentas como o Ciclo de Vida de Duval, o Ciclo de Thrower (Consulta de Saúde Materna e do Adolescente), desenho infantil e grupos Balint.
 
Local:
Hotel Atlântico Golf****
Praia da Consolação
2525-150 Atouguia da Baleia – Peniche
Tel.: 262 757 700
Fax: 262 750 717
 
Horários:
4ª a 6ª feira – Manhã: 9 às 13 horas; Tarde: 14 às 19 horas
Sábado – Manhã: 9 às 13 horas
 
Inscrições:
Faça aqui a sua INSCRIÇÃO ON-LINE ou descarregue a FICHA DE INSCRIÇÃO, preencha-a, e envie-a para o e-mail indicado.
 
As inscrições serão aceites por ordem de entrada no secretariado até ao dia 30 de Outubro. Indique no boletim de inscrição o curso pretendido em 1.ª opção, caso tenha outras alternativas indique-as por ordem de preferência.
 
Consulte o PROGRAMA do evento.

Leia Também

Proposta de novo programa de internato será analisada à lupa

Morreu Julian Tudor Hart

Ministro considera proposta de nova métrica um “trabalho sério” mas não se compromete com datas para implementação inicial

Recentes

Menu