Gerais
0

Evento reúne 300 médicos de família e internos em Caminha

XVII Encontro de MGF do Alto Minho

Cerca de 300 médicos de família e internos da especialidade estão reunidos em Caminha para mais uma edição do Encontro de Medicina Geral e Familiar (MGF) do Alto Minho.

Na sessão de abertura do evento, Franklin Ramos, presidente da Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Minho salientou a sua importância não só em termos de atualização e divulgação do conhecimento científico, mas também na aproximação e articulação entre os cuidados de saúde primários e secundários da região. Com efeito, em muitas das mesas redondas e debates intervêm profissionais de saúde de ambos os níveis de cuidados da ULS.


     


O envelhecimento foi o tema da conferência de abertura, proferida pela psicóloga clínica Clara Reis. A nível nacional, o ano 2000 representou um ponto de viragem na pirâmide etária. Estima-se que, no Alto Minho, o fenómeno tenha acontecido em 1994, momento em que a população jovem foi ultrapassada pela população idosa.

O burnout foi outra temática em destaque. Elisa Lopes e Daniela Brandão, internas de formação específica de Psiquiatria da ULS do Alto Minho alertaram, nomeadamente, para o facto dos médicos jovens apresentarem ainda mais dificuldades neste campo, em comparação com os colegas mais velhos.

O XVII Encontro de MGF do Alto Minho, organizado pela Delegação Distrital de Viana do Castelo da APMGF com a colaboração do Centro de Saúde de Caminha e a Direção do Internato Ricardo Jorge, decorre praticamente em simultâneo com o festival de música “Entre Margens”, que reúne os municípios de Caminha e Moaña, na Galiza. Por esse motivo, na sexta-feira o programa científico do XVII Encontro, que se centra no tratamento da diabetes, DPOC e SAOS, inclui um simpósio sobre “a música e o sono”, durante o qual o músico e investigador de instrumentos musicais Xavier Blanco dará um concerto de músicas tradicionais.

Leia Também

Os melhores trabalhos receberam o devido reconhecimento

Lei estipula que nenhuma criança deve ser privada de MF

APMGF atribui bolsas a autores de trabalhos

Recentes

Menu