AssociaçãoGESIPolítica de saúde
0

GESI assinala Dia do Idoso

O dia do idoso celebra-se no dia 1 de outubro. O Grupo de Estudos de Saúde do Idoso (GESI) da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) pretende assinalar esta data anualmente. Em 2016, decidimos aceitar o desafio proposto pela OMS, em que o tema escolhido é “Take a Stand Against Ageism” (tome uma posição contra o ageísmo). O ageísmo, do inglês “ageism”, é um termo que designa a discriminação ou estereótipos com base na idade dos indivíduos.

Este tema é cada vez mais relevante, tendo em conta o envelhecimento populacional e a necessidade de adaptar a sociedade às alterações demográficas que se avizinham. Esta forma de discriminação leva à marginalização dos idosos, impedindo-os de participar plenamente na comunidade em que se encontram inseridos.

A discriminação surge de variadas formas, como são exemplo: a visão negativa do envelhecimento e dos idosos que é difundida nos meios de comunicação social e perpetuada culturalmente; a ausência de políticas concretas e implementadas sobre o envelhecimento ativo e a promoção da autonomia e o desinvestimento de recursos e cuidados de saúde não diferenciados. Para além disso, a exclusão de que os idosos são alvo tem efeitos negativos na sua qualidade de vida e na sua saúde. Cada um de nós pode tomar um papel ativo na luta contra o ageísmo. Pode encorajar o envelhecimento ativo; participar junto dos decisores políticos, visando a tomada de medidas concretas; promover atitudes positivas acerca dos idosos e do envelhecimento e lutar contra ideias estereotipadas sobre o que é o envelhecimento e sobre o que é ser idoso.

Juntos, podemos lutar para acabar com a discriminação dos idosos e contribuir para que possam viver uma vida plena e participativa. Portanto questionamos-lhe: Ainda discrimina?

Pelo GESI:

Miguel Ferreira

Ricardo Rodrigues

Leia Também

Mérito científico reconhecido no 20º ENIJMF

20º ENIJMF encarou de frente os grandes desafios que se colocam aos jovens médicos

Delegação de Castelo Branco da APMGF já tem liderança eleita

Recentes

Menu