Gerais
0

Grünenthal convida artista plástico para pintar a dor

No 34º Encontro Nacional de Medicina Geral e Familiar:

Pode ser surpreendentemente difícil descrever como a dor é sentida. Cada pessoa tem uma experiência dolorosa diferente, tornando a dor numa sensação altamente subjetiva – o que representa um enorme desafio para a avaliação médica. No 34º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), nos dias 16, 17 e 18 de março, a Grünenthal promove uma iniciativa inédita em Portugal, convidando um artista plástico para passar para a tela a experiência de um doente com dor crónica.

Telmo Alcobia é um artista português que tem dedicado o seu trabalho à intervenção política e social através da pintura, do desenho, da street art e da ilustração. Nascido em 1980, formou-se na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, em Pintura, no ano de 2004. Na reunião magna da APMGF, o artista vai ilustrar a história (fictícia) de Cristiano, um jovem carpinteiro com lombalgia crónica. “Contei à médica que sinto como se me estivessem a espetar e a torcer uma faca nas costas”, relata Cristiano (veja este depoimento aqui).

A prática clínica revela que a maioria dos doentes tende a descrever a sua dor de formas relativamente pictográficas: “a minha dor é como um ferro em brasa” ou “como agulhas finas espetadas nas costas”. O problema surge quando o desfasamento em relação à linguagem médica gera mal-entendidos que podem levar uma estratégia de tratamento ineficiente. O objetivo desta iniciativa promovida pela Grünenthal é sensibilizar a comunidade médica para o impacto da dor crónica na vida dos doentes e para a importância da comunicação entre médicos e doentes.

Telmo Alcobia vai estar no stand da Grünenthal a executar a obra ao longo dos três dias do congresso, sendo que a atividade culminará com a entrega da tela à APMGF durante a cerimónia de encerramento deste 34º Encontro Nacional, no sábado de manhã.

Leia Também

GesPal organiza cursos sobre controlo sintomático em cuidados paliativos

Victor Ramos recebeu Distinção de Mérito em Gestão dos Serviços de Saúde

Procuram-se boas experiências para replicar

Recentes

Menu