Gerais

Qualidade das comunicações orais foi elevada

II Jornadas do GRESP

As comunicações orais apresentadas durante as II Jornadas do GRESP, realizadas em Coimbra, mostraram a capacidade dos médicos de família nacionais na criação de conhecimento relacionado com as mais representativas patologias respiratórias.
O prémio para a melhor comunicação oral, patrocinado pelo Laboratório Novartis, foi entregue ao trabalho “Desenvolvimento de uma ferramenta eletrónica médica de apoio a consulta do utente asmático”, da autoria de Ana Quelhas, Jaime Correia de Sousa e João Fonseca. Os autores deste trabalho vão ter direito, graças a este prémio, a inscrição, alojamento e viagem à 7ª Conferência Mundial do International Primary Care Respiratory Group (IPCRG), que se realiza no próximo mês de maio, em Atenas.
 
Foram ainda entregues menções honrosas a três outros trabalhos na área da Investigação. Assim, foi destacado o trabalho “Avaliação do conhecimento sobre a técnica de utilização de inaladores entre médicos e profissionais de farmácia dos Açores”, cujos autores são Telma Miragaia, Sofia Correia, Fábio Luz e Vanessa Amaral, a comunicação “Impacto do controlo da asma a nível do desempenho profissional, prática desportiva e desempenho social numa população de cuidados de saúde primários”, desenvolvida pelos autores Mariana Bilreiro e Jaime Correia de Sousa e, finalmente, a comunicação “Alterações espirométricas em fumadores – estudo transversal”, de Ivo Reis, Joana Alves, Inês Silva e Telma Ormonde.
 
O júri das comunicações orais das II Jornadas do GRESP integrou quatro membros: Ana Margarida Cruz, Carlos Gonçalves, José Augusto Simões e Rui Costa.

Leia Também

Sara Gamboa Madeira recebe Prémio de Fidelização de Sócio APMGF no mês de junho!

Carlos Franclim conclui provas de doutoramento com tese centrada na promoção da saúde entre adolescentes e jovens adultos

AstraZeneca lança Guia Prático de Doenças Respiratórias com o apoio de APMGF e SPP

Recentes