Gerais
0

Vaz Carneiro sugere abordagem estruturada para lidar com sintomas

Conferência “Sintomas” – 19º Congresso Nacional

Durante a conferência intitulada “Sintomas”, António Vaz Carneiro (diretor do Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência – CEMBE) propôs uma parceria com a APMGF e os médicos de família portugueses, no sentido de serem geradas tabelas-padrão de sintomas e sinais a serem investigados no âmbito dos problemas mais comuns com que se deparam os especialistas de MGF nas suas consultas. “Trata-se de uma abordagem estruturada, que diminua um pouco a incerteza que envolve os sintomas”, explicou o especialista em Medicina baseada na evidência.
 
Tal empreitada justifica-se em grande medida, segundo Vaz Carneiro, pelo facto de uma larga percentagem das pessoas que consultam o seu MF não possuir uma doença consolidada e de aproximadamente 1/3 dos sintomas reportados pelos doentes não ser justificável por qualquer patologia. Por outro lado, o sucesso diagnóstico nos CSP pode ser alcançado em 85% dos casos com base numa história clinica bem-feita, aliada a um exame físico rigoroso e adequado.
 
“Não podemos, com a informação científica e estatística de que dispomos na atualidade, adivinhar qual o sintoma ou sinal que devemos investigar de seguida no doente que acompanhamos. Do ponto de vista da racionalidade e da economia de tempo isto não faz sentido e não traz benefícios para os doentes”, avança o diretor do CEMBE.
 
Ao abordar o atual contexto médico, muitas vezes caracterizado pela tendência para o sobrediagnóstico e para a sobremedicalização (e à luz das mais recentes evidências), Vaz Carneiro adianta que nos CSP e perante sintomas banais e indivíduos com perfil de risco reduzido, é sempre mais sentado optar por uma ”abordagem conservadora – sintomática e pouco agressiva”. 

Leia Também

Selecionados os 15 beneficiários de bolsas para estágios na Europa!

Drama dos refugiados exige novas respostas dos sistemas de saúde

Do cenário idílico (na vontade) ao desastroso (na realidade)

Recentes

Menu