Gerais

Veja o filme “Ser Médico de Família”

Comemorações do Dia Mundial do Médico de Família

Foi visionado pela primeira vez em público no dia 19 de maio, na cerimónia solene de comemoração do Dia Mundial do Médico de Família realizada em Lisboa, o filme “Ser Médico de Família”. Trata-se de um filme que pretende mostrar através de imagens e palavras a relevância do MF para o incremento da saúde das populações, explicando quando, como e quem servem estes profissionais no dia-a-dia e o que podem realmente fazer em benefício dos portugueses. Reúne imagens captadas em consulta, em reuniões de trabalho, mas também em ações de intervenção na comunidade.

O filme em causa – desenvolvido no âmbito da Coordenação do Internato Médico de Medicina Geral e Familiar de Lisboa e Vale do Tejo e do ACES Almada-Seixal e centrado no trabalho e na missão do médico de família (MF) – contém trechos de vídeo captados por 12 internos do 1º ano do ACES Almada-Seixal, a saber: Ana Filipe, Andreia Castro, Andreia Ramalho, André Costa, Catarina Gonçalves, Catarina Avillez, Diogo Oliveira, Hugo Barão, Marina Lima, Marisa Sousa Reis, Pedro Cardoso e Sara Rita. A voz áudio e o conceito são de Alexandra Fernandes (Diretora de Internato) e a edição de Hugo Barão.

De acordo com Alexandra Fernandes, a ideia por detrás do filme “surgiu de um desafio feito pela Coordenadora de Internato de MGF de LVT, Prof.ª Isabel Santos, de produzirmos um vídeo de divulgação do perfil do MF no âmbito da realidade portuguesa. Já existiam vários vídeos sobre o assunto, mas feitos noutros países, com outras línguas e outras realidades”. Ainda segundo a mesma médica, o filme “envolve imagens de MF a trabalhar, dos seus utentes e da comunidade em que se inserem. Todas as pessoas filmadas prestaram consentimento informado”.

Para a execução deste conteúdo multimédia foram utilizadas câmaras de filmar e as câmaras fotográficas dos telemóveis dos internos, bem como material de gravação áudio, um computador e um programa de edição, potenciado pelo médico Hugo Barão, responsável pela edição deste filme.

Leia Também

Dia Mundial do MF em 2024 será festejado (e ilustrado) com as melhores fotografias e vídeos enviados pelos colegas

Comunicado APMGF

Comunicado – APMGF repudia reportagem da TVI que sugere falta de conhecimento dos médicos de família na área da Saúde Mental

Filomena Correia – “As artes plásticas parecem ter um valor reconhecido na Saúde”

Recentes