Política de saúde

XXVII Jornadas de MGF de Coimbra olham para o futuro

Este ano em Cantanhede

A comissão organizadora das XXVII Jornadas de Medicina Geral e Familiar de Coimbra deu uma nova vida ao acrónimo MGF: Mudança Gera Futuro. Este será o lema da edição deste ano, que decorrerá no Biocant Park, em Cantanhede, nos dias 19 e 20 de Outubro
 
A delegação distrital de Coimbra da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) vai organizar, nos próximos dias 19 e 20 de Outubro, as suas XXVII Jornadas da especialidade.
Almerinda Rodrigues preside à edição deste ano das Jornadas que apresenta, desde já, uma novidade face a anos anteriores: vai realizar-se em Cantanhede, mais concretamente no Biocant Park.
De acordo com a médica de família (MF) da Figueira da Foz, são objectivos gerais destas jornadas: promover a discussão de temas da actualidade relacionados com a Medicina Geral e Familiar (MGF), no contexto de mudança e de reforma dos cuidados de saúde primários (CSP); criar um espaço de reflexão sobre os vários constrangimentos e dificuldades com que se deparam os jovens médicos de família; apostar na formação contínua, através de pequenos cursos de formação/workshops; discutir temas científicos em resposta às necessidades dos participantes.

Mudança Gera Futuro
Consciente de que Mudança Gera Futuro, a comissão organizadora das XXVII Jornadas de MGF de Coimbra elegeu este como o mote do evento, porque “só criando um espaço de debate e discussão científica e política sobre a realidade da MGF contribuiremos para um futuro promissor da especialidade e dos cuidados de saúde que prestamos aos nossos doentes, apostando na qualidade”, adiantou Almerinda Rodrigues ao nosso jornal.
A grande inovação, no entender da presidente das jornadas, será a mesa de abertura, com o tema Estratégia de futuro para a Medicina Geral e Familiar, “que se pretende que constitua um grande momento de debate da actualidade da MGF e dos problemas com ela relacionados (o futuro dos jovens médicos recém especialistas, o Internato, a falta de MF, as carreiras médicas, competências, organização dos CSP e outros temas considerados pertinentes na altura)”. Segundo a MF, serão convidadas para a sessão “as entidades envolvidas nas decisões políticas no nosso País, tentando contrariar a tendência de estas estarem apenas presentes na formal e tradicional sessão de abertura”.

Regresso da Ciência à la carte
O programa das XXVII Jornadas de MGF de Coimbra engloba, ainda, temas clínicos de relevo. É o caso da mesa Sr. Dr., ando com dores de cabeça…, em que esta queixa frequente nas consultas de MGF será discutida a partir da apresentação de casos clínicos, com a intervenção de colegas das várias especialidades envolvidas nesta queixa e relacionadas com as suas possíveis etiologias.
À semelhança da edição anterior, haverá uma mesa de Ciência à la carte, que consiste na análise de temas de revisão baseada na evidência, propostos pelos colegas no Facebook, através da página da AMPGF Coimbra nesta rede social (www.facebook.com/apmgf.coimbra). O período de recepção de sugestões para temas a debater nas jornadas está actualmente a decorrer.

Tertúlia e programa social surpresa
Estas jornadas contemplarão, ainda, a realização de uma Tertúlia, onde se procurará ter diferentes pontos de vista, para além da perspectiva do médico, acerca do tema Novas tecnologias: problema ou oportunidade?. “Trata-se de uma mesa em que privilegiámos a interdisciplinaridade e a discussão de um tema actual e pertinente na prática do MF. Esta Tertúlia contará com a participação de diversas áreas para além da MGF, tais como a psicologia, informática, sociologia e pedopsiquiatria”, explicou Almerinda Rodrigues ao Médico de Família.
A tarde de sábado será dedicada aos workshops sobre Consulta do adolescente, Cessação tabágica e Problemas comuns em Ginecologia. As XXVII Jornadas de MGF de Coimbra terão, como habitualmente, espaço para comunicações livres e pósteres, bem como “um programa social surpresa em horário pós-laboral, promovendo o convívio entre todos os participantes”, adiantou a presidente do evento.

Leia Também

APMGF defende que aumento da mortalidade infantil pode ser explicado em parte pela falta de investimento em recursos humanos

Membros do GEST publicam artigo no Expresso no qual exigem melhor planeamento para o SNS

Comunicado APMGF

Comunicado – APMGF preocupada com vontade ministerial de reduzir vagas nos concursos de colocação de recém-especialistas em MGF

Recentes