Gerais
0

Workshop ajuda a esclarecer escopo da MCP e a aplicá-la na consulta

Medicina Centrada na Pessoa (MCP) em evidência no 22º CN:

No inicio da tarde do dia 27 de setembro, pelas 14h00, terá lugar no 22º Congresso Nacional de MGF o workshop «A Medicina Centrada na Pessoa: conceito, capítulos, avaliação e consequências em saúde», promovido pelo Grupo de Estudos da Medicina Centrada na Pessoa da APMGF, com dinamização a cargo de Luiz Miguel Santiago (USF Topázio e Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra – FMUC), Inês Rosendo (USF Coimbra Centro e FMUC) e José Augusto Simões (UCSP Mealhada e FMUC/Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior). O número de vagas é limitado e a inscrição prévia é obrigatória, pelo que deve apressar-se e reservar o seu lugar, através da plataforma de inscrições do evento.

José Augusto Simões recorda que “após trabalho de validação de escala destinada a medir a autoperceção de desempenho de MCP no Internato de MGF das regiões norte e centro de Portugal, percebe-se a insuficiência de conceitos sobre MCP e da Consulta Baseada na Pessoa, não havendo diferença estatística entre os resultados obtidos em ambas as regiões. Em estudo de campo percebemos a minoritária formação específica em MCP e Método Clínico Centrado na Pessoa na população dos internos de especialidade de MGF no norte e centro e a noção maioritária de «julgar praticar MCP»”.

Para ajudar a inverter este panorama, o workshop do dia 27 de setembro procurará que os formandos interiorizem o conceito de MCP, saibam aplicar na consulta a MCP e saibam reconhecer e medir o resultado e a consequência da MCP e da Consulta Centrada na Pessoa.

“Por estas razões e por se saber que a MCP tem impacto positivo na saúde dos médicos e na dos que os consultam, propusemos este workshop, que serve também como forma de obviar ao burnout médico”, acrescenta Luiz Miguel Santiago.

Leia Também

Conheça os workshops em que pode participar!

Direção Nacional da APMGF emite comunicado a expressar solidariedade

Registe-se já, para beneficiar das melhores taxas de inscrição

Recentes

Menu