Gerais
0

Workshop ajuda a esclarecer escopo da MCP e a aplicá-la na consulta

Medicina Centrada na Pessoa (MCP) em evidência no 22º CN:

No inicio da tarde do dia 27 de setembro, pelas 14h00, terá lugar no 22º Congresso Nacional de MGF o workshop «A Medicina Centrada na Pessoa: conceito, capítulos, avaliação e consequências em saúde», promovido pelo Grupo de Estudos da Medicina Centrada na Pessoa da APMGF, com dinamização a cargo de Luiz Miguel Santiago (USF Topázio e Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra – FMUC), Inês Rosendo (USF Coimbra Centro e FMUC) e José Augusto Simões (UCSP Mealhada e FMUC/Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior). O número de vagas é limitado e a inscrição prévia é obrigatória, pelo que deve apressar-se e reservar o seu lugar, através da plataforma de inscrições do evento.

José Augusto Simões recorda que “após trabalho de validação de escala destinada a medir a autoperceção de desempenho de MCP no Internato de MGF das regiões norte e centro de Portugal, percebe-se a insuficiência de conceitos sobre MCP e da Consulta Baseada na Pessoa, não havendo diferença estatística entre os resultados obtidos em ambas as regiões. Em estudo de campo percebemos a minoritária formação específica em MCP e Método Clínico Centrado na Pessoa na população dos internos de especialidade de MGF no norte e centro e a noção maioritária de «julgar praticar MCP»”.

Para ajudar a inverter este panorama, o workshop do dia 27 de setembro procurará que os formandos interiorizem o conceito de MCP, saibam aplicar na consulta a MCP e saibam reconhecer e medir o resultado e a consequência da MCP e da Consulta Centrada na Pessoa.

“Por estas razões e por se saber que a MCP tem impacto positivo na saúde dos médicos e na dos que os consultam, propusemos este workshop, que serve também como forma de obviar ao burnout médico”, acrescenta Luiz Miguel Santiago.

Leia Também

Internos e jovens MF europeus conhecem APMGF e realidade portuguesa

Mensagem de efetividade da vacina antigripal deve ser reforçada

Comunidade da MGF aderiu em grande número

Recentes

Menu