Gerais

Rutura de medicamento destinado ao tratamento de Parkinson:

Aconselha-se prescrição criteriosa de Sinemet

Em comunicado oficial datado de 14 de setembro, o Infarmed informa que “esteve reunido esta tarde com as empresas que têm medicamentos destinados ao tratamento da Doença de Parkinson, com a Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson, com a Sociedade Internacional de Parkinson e Doenças do Movimento e com a Sociedade Portuguesa de Neurologia, com o objetivo de atenuar o impacto da rutura do medicamento Sinemet, destinado ao tratamento de Parkinson. Durante esta reunião, as entidades assumiram que vão acompanhar semanalmente a evolução desta rutura e a encontrar alternativas terapêuticas para os doentes afetados”.

O Infarmed garante ainda que “vai contactar as associações de farmácias e os distribuidores para que monitorizem eventuais situações de pedidos de embalagens em grande quantidade, para que apenas sejam vendidas as necessárias”.

Entretanto, organizações como a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) e a Sociedade Portuguesa de Neurologia estão a apelar aos médicos para que façam uma prescrição criteriosa de Sinemet nesta fase, seja em termos de indicações terapêuticas, seja em número de embalagens, de forma a garantir que sejam tratados todos os doentes.

Leia Também

Quase 80% dos portugueses com 85 ou mais anos já foram vacinados contra a gripe

Encontro de Outono revela-se modelo de sucesso

A primeira edição do Encontro de Outono expõe em Fátima a robustez da MGF

Recentes