Gerais
0

Lançado livro inédito sobre patologia da coluna vertebral

Em Coimbra:

Foi lançado hoje (12 de outubro), em Coimbra, o livro “Patologia Degenerativa da Coluna Vertebral”. Trata-se de uma obra destinada a profissionais de saúde com um cunho inovador, a primeira no nosso país subordinada ao tema da patologia da coluna vertebral, coordenada pelo ortopedista Luís Teixeira, presidente da Associação Spine Matters e diretor do Spine Center – Hospital da Luz Coimbra e pelo seu colega Bruno Maia (interno de Ortopedia na Unidade Local de Saúde da Guarda e colaborador do Spine Center). A obra, publicada pelas Edições Lidel, foi apresentada publicamente no auditório do Hospital da Luz de Coimbra.

Este manual de referência resulta de um trabalho de dois anos e reúne por capítulos as especificidades de cada uma das patologias, desde patologia degenerativa da coluna lombar e cervical, até à deformidade no adulto e na criança, tumores ou envolvimento vertebral em contexto reumático. Em causa está uma ferramenta prática, direcionada não só a ortopedistas, como a neuro-cirurgiões, fisiatras, reumatologistas e médicos de família.

Refira-se que, de acordo as últimas estimativas, 73% da população nacional queixa-se de dores de costas e quase meio milhão de portugueses em idade adulta está ausente do seu posto de trabalho, pelo menos um dia por ano, devido a patologia da coluna.

“Não existia no mercado nacional qualquer obra editada, de autores portugueses e editora portuguesa, sobre a patologia da coluna vertebral. Assim, considerámos que havia espaço para juntar um conjunto de colegas com vasta experiência nesta área, com o fim de elaborar um compêndio que pudesse ser uma ferramenta útil, objetiva, sucinta, de fácil manuseamento, para os colegas das diversas especialidades que lidam com o aparelho locomotor”, assinala Luís Teixeira.

O ortopedista recorda que esta é a patologia com maior crescimento na sociedade portuguesa e que “representa, neste momento, a maior causa de incapacidade laboral e uma das principais causas para a procura de consultas junto dos médicos de família”.

Este manual chega portanto em boa hora, na perspetiva de Luís Teixeira: “com ele, os médicos podem nos seus consultórios, hospitais, centros de saúde e unidades de saúde familiar, prestar um melhor serviço, obter mais facilmente os diagnósticos que são importantes e retirar normas gerais de orientação terapêutica. Isto sem que tenham de lidar com uma obra muito exaustiva ou pesada”. O livro contém, de facto, segmentos muito práticos e úteis em particular para os médicos de família, como sejam as indicações sobre os cuidados a ter com o doente no pós-operatório, sendo esse um exemplo de “componentes eminentemente práticas, que até à data nunca tínhamos visto serem abordadas, mesmo em grandes tratados internacionais”, esclarece e o autor. De referir que a obra agora apresentada surge nas vésperas do Dia Mundial da Coluna, que se celebra a 16 de outubro.

Leia Também

Atualização em matérias que realmente interessam ao MF

Conferências congregam milhares de médicos de família

MGF Notícias lançado na Covilhã!

Recentes

Menu