FormaçãoGerais
0

Nova liderança aposta na formação e dignificação do MF

Delegação Regional dos Açores da APMGF

A Delegação Regional dos Açores da APMGF está a ser dinamizada por uma nova equipa, recentemente eleita (o seu mandato terminará em dezembro de 2020) para defender os interesses da especialidade e de cuidados de saúde primários (CSP) de qualidade naquele arquipélago. Trata-se do arranque de um capítulo diferente para aquela delegação e para os médicos de família açorianos, num território no qual a APMGF sempre teve forte implantação e onde a prática da MGF suscita desafios muitos específicos, relacionados com a insularidade e a clínica exercida em ambiente isolado.

“Numa região onde muitas vezes a insularidade pode ser encarada como um obstáculo à formação médica contínua, a presença ativa de uma delegação da APMGF faz ainda mais sentido, podendo contribuir de forma cabal para a atualização científica dos Médicos de Família dos Açores”, declara Marta Amorim Borges, delegada regional da APMGF nos Açores. A equipa da delegação inclui ainda os elementos Gabriela Amaral, Fontes e Sousa e Rita Viana, de São Miguel, Vanessa Amaral (do Pico), Paulo Branco (da Terceira) e Tânia Bairos (de Santa Maria).

Segundo Marta Borges Amorim, entre os principais objetivos deste coletivo estão “a defesa e divulgação do papel do Médico de Família tanto na comunidade como no meio hospitalar, a dignificação deste mesmo papel e a melhoria contínua da qualidade dos CSP”. A promoção de atividades de formação, incluindo de Grupos Balint e a realização das Escolas da Primavera e Outono da APMGF nos Açores, também estão contempladas nas propostas desta delegação. No corrente ano, a delegação está envolvida na organização conjunta das XVIII Jornadas de Medicina Geral e Familiar dos Açores e do IX EURIPA Rural Health Forum na ilha de São Miguel, de 7 a 9 de novembro. “Através da contribuição de todos os elementos, esta delegação conta contribuir de forma positiva para a dinamização da Medicina Geral e Familiar nos Açores, contando, para isso, com a participação dos sócios da região nas ações formativas que dinamizará”, conclui a delegada da APMGF no Açores.



Leia Também

Estão abertas candidaturas para integração de novos editores juniores

Portugueses têm ideias claras sobre como melhorar acesso à MGF

Submissão de comunicações termina em breve

Recentes

Menu