GeraisGRESP
0

SPP e GRESP lançam curso on-line sobre DPOC

Formação e-learning

O Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias (GRESP) da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) e a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), com o apoio exclusivo da GSK, lançaram dia 29 de abril um curso de e-learning em Doença Pulmonar e Obstrutiva Crónica (DPOC), dirigido a médicos e internos de Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna e de Pneumologia. Os interessados podem inscrever-se em www.elearning-sppneumologia.pt.

A formação “DPOC e-learning” conta com a coordenação da Dra. Inês Gonçalves e da Dra. Ana Sofia Oliveira, responsáveis da comissão de trabalho de Fisiopatologia e DPOC (2016-2018), em colaboração com o Dr. Rui Costa e o Dr. Pedro Fonte, do GRESP.

O curso é composto por nove módulos, realizados exclusivamente on-line, com avaliação para progressão sequencial. Conta com 12 formadores e aborda todas as fases da gestão da patologia, do diagnóstico à terapêutica, sem esquecer o acompanhamento do doente com DPOC. A sua frequência dará acesso a um diploma com avaliação.

A realização do curso prende-se com a necessidade de chamar a atenção para a DPOC, a importância de um correto diagnóstico da doença, identificando os fatores de risco, sintomatologia e para a necessidade da realização da espirometria. Identificar e tratar as exacerbações de forma precoce torna-se imperioso, na melhoria da sobrevida e qualidade de vida. O seguimento implica a avaliação e reavaliação da terapêutica farmacológica e não farmacológica, sempre em busca de uma melhor estabilização do doente.

A Medicina Geral e Familiar, a Pneumologia e a Medicina Interna conseguirão chegar a um maior número de doentes, fazendo um diagnóstico precoce e um seguimento adequado de forma a reduzir a morbilidade e a mortalidade que estão associadas à DPOC. Por todos estes motivos, estão convidados a participar no Curso, desejando que o mesmo seja muito útil na vossa prática clínica.

 

 

Leia Também

Prémio Miller Guerra regressa em 2017 para homenagear um médico de família

Paulo Macedo defende acordo de sustentabilidade

GESME convida colegas para workshop do 22º Congresso Nacional

Recentes

Menu