GeraisGRESP

SPP e GRESP lançam curso on-line sobre DPOC

Formação e-learning

O Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias (GRESP) da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) e a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), com o apoio exclusivo da GSK, lançaram dia 29 de abril um curso de e-learning em Doença Pulmonar e Obstrutiva Crónica (DPOC), dirigido a médicos e internos de Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna e de Pneumologia. Os interessados podem inscrever-se em www.elearning-sppneumologia.pt.

A formação “DPOC e-learning” conta com a coordenação da Dra. Inês Gonçalves e da Dra. Ana Sofia Oliveira, responsáveis da comissão de trabalho de Fisiopatologia e DPOC (2016-2018), em colaboração com o Dr. Rui Costa e o Dr. Pedro Fonte, do GRESP.

O curso é composto por nove módulos, realizados exclusivamente on-line, com avaliação para progressão sequencial. Conta com 12 formadores e aborda todas as fases da gestão da patologia, do diagnóstico à terapêutica, sem esquecer o acompanhamento do doente com DPOC. A sua frequência dará acesso a um diploma com avaliação.

A realização do curso prende-se com a necessidade de chamar a atenção para a DPOC, a importância de um correto diagnóstico da doença, identificando os fatores de risco, sintomatologia e para a necessidade da realização da espirometria. Identificar e tratar as exacerbações de forma precoce torna-se imperioso, na melhoria da sobrevida e qualidade de vida. O seguimento implica a avaliação e reavaliação da terapêutica farmacológica e não farmacológica, sempre em busca de uma melhor estabilização do doente.

A Medicina Geral e Familiar, a Pneumologia e a Medicina Interna conseguirão chegar a um maior número de doentes, fazendo um diagnóstico precoce e um seguimento adequado de forma a reduzir a morbilidade e a mortalidade que estão associadas à DPOC. Por todos estes motivos, estão convidados a participar no Curso, desejando que o mesmo seja muito útil na vossa prática clínica.

 

 

Leia Também

Catarina Oliveira – “Muitas vezes não temos a noção da diversidade que nos rodeia”

Dia 21 de janeiro: primeira “Conversas sobre Investigação” de 2025. Venha participar e partilhar os seus interesses e experiências!

Colabore em estudo sobre conhecimentos e atitudes de profissionais face à preservação da fertilidade

Recentes