Impulso à criação de USF em contextos complexos
No rescaldo da reunião realizada entre a Direção Nacional da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) – representada pelo seu presidente, Rui Nogueira, e pelo vice-presidente, Jorge Brandão – a Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte e o Coordenador Nacional para a Reforma do Serviço Nacional de Saúde na área dos Cuidados de Saúde Primários (CSP), Henrique Botelho, ficou determinado que ambas a partes (APMGF e Ministério da Saúde – MS) vão colaborar para desenvolver novos mecanismos de apoio à criação de unidades de saúde familiar (USF) em contextos difíceis. Este processo será concretizado através de futuros contactos e reuniões, que deverão envolver também a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e a Associação Nacional de Municípios Portugueses.
A decisão surge na sequência da apresentação do Projeto Beta, um projeto piloto pensado pela APMGF e que visa facilitar a fundação de USF em locais do país onde tem sido tradicionalmente complicado o surgimento deste tipo de unidade de cuidados de proximidade. Direciona-se, em particular, para os locais onde existam utentes sem médico de família, equipas de saúde que atuam em múltiplos polos de atendimento ou utentes inscritos em médicos de família com idade igual ou superior a 66 anos.
“Parece-nos ser uma proposta interessante, que justifica ser trabalhada em conjunto e seria tolo colocar de parte um trabalho de fundo e de mérito como este realizado pela APMGF”, afirmou a governante durante a reunião.
Já Rui Nogueira considerou o balanço da reunião como muito positivo: “a Sr.ª Secretária de Estado assumiu a necessidade de desenvolver esforços para fazer novas USF em ambiente protegido, de maneira a ultrapassar as dificuldades de criação inicial deste tipo de unidades. Isto apesar de todos partilharmos da noção de que as USF devem sempre partir da iniciativa dos profissionais”. Ainda segundo Rui Nogueira, “ficou desde logo agendada uma reunião para acelerar este processo, algo que por si só denota a boa intenção e recetividade da Sr.ª Secretária de Estado”.