ARSLVT anuncia 35 locais de atendimentos para COVID-19 nos CSP

O presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Luís Pisco, anunciou hoje que estão preparadas 35 áreas dedicadas para avaliação e tratamento de doentes COVID-19 (ADC) nos cuidados de saúde primários (CSP) da Região. O dirigente da ARSLVT sublinhou que os CSP vão começar nesta nova fase a ter um papel mais ativo na luta contra a pandemia e que existem já “35 locais em toda a região, que vão ser amplamente divulgados e para onde estes doentes são preferencialmente encaminhados. Pessoas que revelam queixas respiratórias e que vão ficar separadas de todos os outros doentes, com outras questões de saúde, até porque o mundo não para e os centros de saúde continuam a funcionar, por exemplo com vacinação. Os médicos de família que estiverem presentes nestas ADC podem pedir o teste ao coronavírus”.

Quando os testes forem requisitados pelos médicos dos CSP, após avaliação do doente e cumprimento dos critérios definidos pela DGS, os doentes serão encaminhados para um dos dois centros de testes já existentes em Lisboa, onde podem ser feitos neste momento aproximadamente 200 testes diários e para os quais serão também canalizadas pessoas referenciadas pela Linha SNS 24. Em breve, o número de centros de testes será aumentado e o presidente da ARSLVT informou também que poderá ser possível alcançar a meta dos 2500 testes diários na Região de LVT.

Leia Também

Dia 21 de janeiro: primeira “Conversas sobre Investigação” de 2025. Venha participar e partilhar os seus interesses e experiências!

Colabore em estudo sobre conhecimentos e atitudes de profissionais face à preservação da fertilidade

Prémios Médicos de Família de Ouro distinguiram pela primeira vez carreiras e feitos notáveis alcançados por representantes da MGF

Recentes