Medicação na gravidez em destaque no 37º Encontro Nacional!

A sessão on-line “Medicação na Gravidez”, a realizar no 37º Encontro Nacional no dia 26 de setembro, pelas 15h30, pretende abordar a importância da terapêutica nesta fase de vida da mulher e terá a moderação de Vera Pires da Silva (médica de família na USF Colina de Odivelas) e intervenção de Catarina Reis de Carvalho (médica interna de Ginecologia/Obstetrícia no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte).

Apesar da gravidez ser um processo fisiológico, muitas mulheres apresentam condições patológicas que podem justificar a necessidade de medicação. Os médicos de família são um elemento chave na vigilância das grávidas e são muitas vezes a primeira linha a quem estas recorrem em situações de doença. O conhecimento da medicação que não acarreta risco para a grávida e feto é essencial para garantir a qualidade da vigilância da gravidez. Nesta sessão, pretende-se abordar as principais condições com as quais os Médicos de Família lidam na sua prática, nomeadamente lombalgia, rinite/ sinusite, cefaleia/enxaqueca, antibioterapia, depressão, diabetes, hipertensão, gastroenterite, cistite, entre outras. Através de uma apresentação dinâmica e com recurso a casos clínicos, será feita a sistematização das opções terapêuticas em diferentes contextos clínicos.

Para os colegas com interesse neste tema, foi preparado um pequeno questionário anónimo com curtos casos clínicos. O objetivo é incentivar a reflexão sobre o tema, e também investigar quais são as principais dúvidas e limitações, de forma a tornar a apresentação o mais útil e prática possível. As respostas serão abordadas durante a sessão on-line, com oportunidade para esclarecer todas as dúvidas. Não perca a oportunidade de participar aqui!

Leia Também

Conselho Nacional de Saúde lamenta suspensão prolongada de cuidados de saúde durante a pandemia

Parceiros científicos, académicos e sociais juntaram-se para definir Missão Cancro

Médicos de família nos EUA podem ser forçados a encerrar consultório por causa do novo coronavírus

Recentes

Menu