Medicação na gravidez em destaque no 37º Encontro Nacional!

A sessão on-line “Medicação na Gravidez”, a realizar no 37º Encontro Nacional no dia 26 de setembro, pelas 15h30, pretende abordar a importância da terapêutica nesta fase de vida da mulher e terá a moderação de Vera Pires da Silva (médica de família na USF Colina de Odivelas) e intervenção de Catarina Reis de Carvalho (médica interna de Ginecologia/Obstetrícia no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte).

Apesar da gravidez ser um processo fisiológico, muitas mulheres apresentam condições patológicas que podem justificar a necessidade de medicação. Os médicos de família são um elemento chave na vigilância das grávidas e são muitas vezes a primeira linha a quem estas recorrem em situações de doença. O conhecimento da medicação que não acarreta risco para a grávida e feto é essencial para garantir a qualidade da vigilância da gravidez. Nesta sessão, pretende-se abordar as principais condições com as quais os Médicos de Família lidam na sua prática, nomeadamente lombalgia, rinite/ sinusite, cefaleia/enxaqueca, antibioterapia, depressão, diabetes, hipertensão, gastroenterite, cistite, entre outras. Através de uma apresentação dinâmica e com recurso a casos clínicos, será feita a sistematização das opções terapêuticas em diferentes contextos clínicos.

Para os colegas com interesse neste tema, foi preparado um pequeno questionário anónimo com curtos casos clínicos. O objetivo é incentivar a reflexão sobre o tema, e também investigar quais são as principais dúvidas e limitações, de forma a tornar a apresentação o mais útil e prática possível. As respostas serão abordadas durante a sessão on-line, com oportunidade para esclarecer todas as dúvidas. Não perca a oportunidade de participar aqui!

Leia Também

Figuras ilustres elogiam proposta legislativa mas alertam para risco de degradação do SNS

Associação reflete sobre caminhos do futuro

Impacto da doença aterosclerótica em Portugal analisado no 37º ENMGF

Recentes

Menu