Política de saúdeSNS
0

MS apresenta plano para Outono-Inverno 2020-21

Depois de vários dias de acesas críticas de vários quadrantes da sociedade portuguesa, por não ter ainda revelado as suas orientações estratégicas para o próximo Outono/Inverno, fase critica para o desenvolvimento do atual contexto pandémico, o Ministério da Saúde (MS) apresentou finalmente o seu Plano da Saúde para o Outono-Inverno 2020-21, uma estratégia que segundo o próprio MS “visa dar resposta não só à pandemia, mas a todas as necessidades em saúde da população”.

“Preservar vidas humanas, proteger os mais vulneráveis, particularmente a população idosa a viver em Estruturas Residenciais para Idosos e preparar a resposta ao crescimento epidémico da COVID-19 são os grandes objetivos desta estratégia, que terá uma implementação em cascata”, pode ler-se em nota enviada às redações.

O mesmo comunicado acrescenta que “no que diz respeito à resposta Não COVID-19, é criada uma task-force na dependência do Ministério da Saúde e é feita uma aposta na resposta maximizada nos cuidados de saúde primários, com atendimento presencial, não-presencial e domiciliário, bem como nas respostas de proximidade, incluindo dispensa de medicamentos”.

Já no que respeita à pandemia, antevê-se “um reforço da resposta em saúde pública, especialmente em situações de surtos”, bem como a adaptação das “atuais Áreas Dedicadas à COVID-19 em Áreas Dedicadas aos Doentes Respiratórios”. O Ministério acrescenta que este não é um “documento fechado e será alvo de revisão e atualização bimestral, de forma a acompanhar a evolução epidemiológica e os contributos dos diversos intervenientes”.

De acordo com Rui Nogueira, presidente da APMGF, “o plano está bem desenhado, faseado e cauteloso. Mas pode não ser inteiramente realista se não formos rápidos a dotar os centros de saúde de equipamentos, pessoas e recursos.É um documento aberto e a pensar em possíveis adaptações de acordo com a evolução do conhecimento”. Consulte o Plano da Saúde para o Outono-Inverno 2020-21.

Leia Também

Debate Dia Mundial MF 2022

Condições de trabalho, remuneração e contratação de MF têm de ser revistas

Presidente da APMGF analaisa contexto da MGF em Portugal

Presidente da APMGF analisa contexto atual da MGF no nosso país

Webinar Contratualização Diferido

Aceda ao webinar sobre a contratualização em diferido

Recentes

Menu