Livro «Medicina Geral e Familiar» consolida saber da especialidade

Já se encontra disponível em pré-venda online a obra «Medicina Geral e Familiar», editada pela Almedina. Um título que ficará acessível nas livrarias a partir de 14 de janeiro de 2021. Trata-se de um livro com uma longa lista de autores, coordenado por Paulo Santos, Alberto Pinto Hespanhol e Luiz Miguel Santiago (especialistas em Medicina Geral e Familiar – MGF – e docentes na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto – os dois primeiros – e na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra – o terceiro), que promete tornar-se, daqui em diante, uma referência bibliográfica essencial no domínio da MGF.

A obra está dividida em 14 capítulos e aborda temáticas como a evolução e desenvolvimento da especialidade, a consulta de MGF, a comunicação clínica, o empoderamento e capacitação de doentes, a ética em MGF, a abordagem preventiva em CSP, o planeamento em saúde e os recursos da comunidade ou o raciocínio clínico em MGF, entre outras.

“A especialidade de MGF tem em Portugal largos anos desde a sua criação, um desenvolvimento continuado e sustentado, um largo número de publicações nacionais e internacionais e um corpo de doutorados em crescimento constante. Sendo uma especialidade em pleno crescimento, com uma geração cada vez mais nova, foi pensado ter chegado a altura de haver sedimentação de conhecimentos, criando um paradigma. Assim, um conjunto de coordenadores conseguiram dinamizar um leque abrangente de autores, para a escrita de textos sobre partes específicas da atuação da MGF”, explica Luiz Miguel Santiago. Para o docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, “o resultado é um livro de fácil leitura e que conforma as bases fundamentais da prática da MGF, que esperamos sinceramente permita melhorar o ensino quer pré, quer pós-graduado, bem como servir para o refrescar de todos quantos fazem desta especialidade o seu dia a dia”.

Já Paulo Santos sublinha a importância do surgimento de uma obra como esta, centrada na especificidade portuguesa: “durante muitos anos, temos estudado pela literatura anglo-saxónica e espanhola como base conceptual da MGF. A realidade é que, em Portugal, a nossa especialidade foi criada há 40 anos e neste tempo tem evoluído com uma personalidade própria, definindo um perfil de competências único no contexto internacional. Foi este o mote para a construção deste livro”.

Paulo Santos frisa a circunstância de ter sido encontrado para este livro “um conjunto de autores de excelência, dispersos por todo o país, com larga experiência na formação pré e pós-graduada em MGF”, bem como a definição de uma estrutura para a obra “que pretende estabilizar os conceitos da nossa especialidade pela visão dos médicos de família portugueses. O resultado é um livro sobre a MGF, escrito em português para a lusofonia, que aborda em 272 páginas a evolução da nossa especialidade, as características básicas do generalismo, da relação médico-doente, da abordagem familiar e comunitária, da prevenção, da doença crónica, da ética e da avaliação em saúde, com prefácio do Professor Alexandre Sousa Pinto”.

 

Leia Também

Príncipe de Elsinore, prisioneiro da mente

Dia Mundial do MF em 2024 será festejado (e ilustrado) com as melhores fotografias e vídeos enviados pelos colegas

Garanta uma inscrição a preço reduzido para a 98ª Reunião da EGPRN

Recentes