GeraisPolítica de saúdeSNS
0

Arrancou a vacinação contra a COVID-19!

Iniciou-se hoje, 27 de dezembro, a primeira fase da campanha de vacinação contra a COVID-19, que abarca no período inaugural apenas profissionais de saúde e técnicos de apoio a enfermarias de cinco unidades hospitalares (Centro Hospitalar Universitário de São João – Porto –, Centro Hospitalar Universitário do Porto, Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central e Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte).

Estes primeiros profissionais a receberem a vacina que confere proteção face ao novo coronavírus (produzida pela Pfizer-BioNTech), que trabalham sobretudo em unidades vocacionadas para o tratamento de doentes COVID-19, unidades de cuidados intensivos, serviços hospitalares de Infecciologia, urgências gerais e urgências pediátricas, bem como áreas de internamento hospitalar, receberão daqui a três semanas uma segunda dose, de acordo com o protocolo estabelecido para esta imunização.

O primeiro português a ser imunizado, António Sarmento (diretor do Serviço de Infecciologia do Hospital de São João), declarou à imprensa sentir que o passo dado é positivo e que todos devem abraçar a possibilidade de serem vacinados, aguardando a sua vez com serenidade: “estou absolutamente confiante e otimista e, como qualquer outro cidadão, não fugiria nunca da vacina, mas também não correria atrás dela. Quando chegasse a minha vez fazia-a e, assim, quando fui chamado recebia-a com toda a tranquilidade”.

O plano de vacinação contra a COVID-19 terá à sua disposição para esta primeira etapa, durante a próxima semana um contingente inicial acumulado de 79.950 doses. De recordar ainda que a primeira fase de vacinação, entre hoje (27 de dezembro) e o final de março de 2021, deverá contar com 1,2 milhões de doses de uma vacina que é facultativa, gratuita e universal, sendo assegurada pelo Serviço Nacional de Saúde.

 

Leia Também

Debate Dia Mundial MF 2022

Condições de trabalho, remuneração e contratação de MF têm de ser revistas

Presidente da APMGF analaisa contexto da MGF em Portugal

Presidente da APMGF analisa contexto atual da MGF no nosso país

Webinar Contratualização Diferido

Aceda ao webinar sobre a contratualização em diferido

Recentes

Menu