Cuidados de Saúde PrimáriosFormaçãoSNS
0

ARSLVT acolhe o maior contingente de novos internos de MGF dos últimos cinco anos

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) realizou a receção de 183 novos internos do primeiro ano do internato de Medicina Geral e Familiar (MGF) no passado dia 5 de janeiro de 2021, numa sessão on-line, na qual foram também recebidos os internos de Saúde Pública da região. Este foi o maior contingente de novos médicos internos da especialidade de MGF a ser integrado na região nos últimos cinco anos, com acréscimo de 30 vagas face a 2017.

A receção concretizou-se através de plataforma eletrónica, contando com apresentações a cargo da Coordenação do Internato de MGF de LVT, da Coordenação do Internato Médico de Saúde Pública de LVT, do presidente do Conselho Diretivo da ARSLVT, Luís Pisco, de representantes da Comissão de Internos de MGF e Saúde Pública, assim como representantes dos Colégios da Ordem dos Médicos das duas especialidades envolvidas, da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar e da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública.

Segundo Cecília Shinn, coordenadora do Internato Médico de MGF da ARSLVT, os tempos que se avizinham vão exigir transformações na forma habitual como a formação é desenvolvida e um esforço suplementar, devido às limitações impostas pela pandemia e pelas dificuldades vividas nos serviços de saúde: “estamos a reforçar a equipa da Coordenação de Internato, nas áreas da formação de internos e formação de orientadores, na ótica de capacitar os orientadores e potenciar aos internos diversos campos formativos. Ao mesmo tempo, estamos a fazer um levantamento do potencial formativo local, em cada unidade formativa, por forma a diversificar os locais de estágio. A maioria das atividades formativas não assistenciais mantém-se no formato online, para maximizar a segurança dos internos e das unidades”.

 

Leia Também

RPMGF indexada à ICI Journals Master List

Formação em Saúde da Mulher

OM pede retoma da 1ª época de avaliação final do internato e dos concursos para progressão na carreira

Recentes

Menu