38º Encontro Nacional de MGF – Burocracia… Inimigo nº 1 do médico de família»?

No dia 2 de outubro (sábado), a partir das 08h30, irá realizar-se no grande auditório do Altice Forum Braga e no âmbito do 38º Encontro Nacional a mesa-redonda «Burocracias em Medicina Geral e Familiar». A sessão abordará um dos principais obstáculos diários à missão dos médicos de família (MF) portugueses, que apesar de todas as melhorias organizacionais e progressos dos sistemas de informação verificados nos cuidados de saúde primários (CSP) nos últimos anos continuam a suspirar por um dia-a-dia menos focado em atos administrativos repetitivos e mais centrado na eficácia clínica. A mesa será moderada por Gil Correia (membro da Direção Nacional da APMGF e MF na USF Marquês de Marialva, ACeS Baixo Mondego) e terá intervenções de Adriana Gaspar da Rocha (médica interna de Saúde Pública na Unidade de Saúde Pública do ACeS Baixo Mondego), Ivo Reis (MF na UCSP Soure) e Ângela Santos Neves (MF na USF Araceti).

A diálogo e a discussão sobre esta matéria serão construídos em torno da complexidade e penosidade dos procedimentos burocráticos/administrativos a que os médicos estão obrigados no CSP e que lhes consomem energia e um número muito considerável de horas por semana. Pretende-se abordar o papel do médico na articulação com outros agentes do sistema de saúde e apresentar estratégias práticas para lidar com as questões colocadas.

Serão ainda abordadas as questões da partilha de informação no âmbito da Saúde Pública e a importância da qualidade da mesma. Por outro lado, reconhecendo o impacto na gestão do tempo em consulta e na relação com os utentes, os oradores dissecarão práticas de minimização do impacto na atividade clínica. Por fim, pretende-se enumerar situações que não devem ser executadas pelos MF e conselhos práticos para salvaguardar o médico.

 

Leia Também

Debate Dia Mundial MF 2022

Condições de trabalho, remuneração e contratação de MF têm de ser revistas

Presidente da APMGF analaisa contexto da MGF em Portugal

Presidente da APMGF analisa contexto atual da MGF no nosso país

Webinar Contratualização Diferido

Aceda ao webinar sobre a contratualização em diferido

Recentes

Menu