Celebre connosco o Dia Mundial do Idoso!

O Dia Internacional do Idoso celebra-se a 1 de outubro, tendo sido a Equidade Digital para todas as idades, o tema escolhido em 2021 pela Organização das Nações Unidas, pretendendo assim alertar para a necessidade de maior acesso e utilização das novas tecnologias pelos idosos.

A pandemia Covid-19 veio mostrar a importância do mundo digital, proporcionando uma maior proximidade dos idosos com os seus familiares e amigos, sobretudo nos períodos prolongados de confinamento. Contudo, este período evidenciou também as dificuldades no acesso e utilização das novas tecnologias por esta população, inerentes a vários fatores, como dificuldades económicas e escassez de educação digital, sendo o fosso digital entre gerações evidente.

Na sociedade assiste-se a uma crescente digitalização de variados serviços. Na saúde elenca-se a possibilidade de marcação de consulta pela internet, a teleconsulta, a receita eletrónica e mais recentemente a marcação da vacinação contra o vírus SARS-CoV2. Por outro lado, o mercado tecnológico dirigido aos idosos tem vindo a crescer, sendo disso exemplo os dispositivos de assistência e as aplicações que monitorizam a saúde dos idosos.

Na integração do idoso no mundo digital é igualmente importante garantir a sua segurança, alertando e prevenindo para os riscos associados às novas tecnologias, tais como os crimes cibernéticos, o furto de dados pessoais e a desinformação.

Desenvolver políticas/estratégias que visem aumentar o acesso dos idosos às novas tecnologias, bem como a sua capacitação, contribuirá para que adquiram autonomia na utilização destes recursos, ampliando as suas possibilidades de comunicação e de relacionamento com a família, amigos e com a comunidade.

Anabela Andrade, Rui Malha
(Grupo de Estudos de Saúde do Idoso – GESI)

 

Leia Também

Portugueses instigados pela pandemia alteram hábitos tabágicos, alimentares e de exercício

Desfrute da obra «Médicos de Família Felizes… Porque Não?» em versão audiolivro!

Presidente da APMGF lança alerta sobre falta de meios para acelerar vacinação e efetivar retoma assistencial

Recentes

Menu