Lisboa vai receber a maior reunião mundial de médicos de família em 2025

O nosso país irá acolher, em 2025, a 25ª Conferência Mundial da WONCA (entidade que congrega as associações e colégios de Medicina Geral e Familiar dos cinco continentes), sendo este o maior encontro de especialistas de Medicina Geral e Familiar (MGF) à escala mundial. A realização deste evento – programado para o Centro de Congressos de Lisboa e com datas iniciais sugeridas pela organização a apontarem para os dias 18 a 21 de setembro de 2025 – resulta de um projeto conjunto da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) e da Região Europeia da WONCA. A candidatura lusa foi apresentada ao Conselho da WONCA Mundial (reunido em modalidade online, entre 19 e 21 de novembro) e foi escolhida em detrimento da proposta sul-africana, a qual pretendia levar a iniciativa para a Cidade do Cabo.

De realçar que a organização acredita que esta conferência poderá trazer até à capital portuguesa aproximadamente 4 mil participantes. Vinculados à conferência estarão diversos programas paralelos, entre os quais visitas de delegados estrangeiros a unidades dos CSP portugueses, ou atividades de promoção de saúde e bem-estar. A iniciativa será 100% paper free, apostando em suportes integralmente digitais e contará também com a participação ativa em diversas sessões de associações e grupos europeus de doentes e familiares.

“É com enorme alegria que a APMGF recebeu a notícia de que irá organizar, em conjunto com a WONCA Europa, a conferência mundial da WONCA em 2025. A organização do congresso mundial de MGF em Lisboa representa um marco importantíssimo para a MGF portuguesa, traduzindo o reconhecimento do trabalho feito por tantos ao longo das últimas quatro décadas e contribuindo de forma indelével para a valorização da especialidade no nosso país”, declara Nuno Jacinto, presidente da APMGF e co-chair da conferência.

Na ótica do dirigente associativo, “o desafio é grande mas, como sempre, estaremos à altura das expectativas. Honrando a confiança que em nós depositaram, iremos organizar um evento de enorme qualidade, participativo e integrador, que será marcante para a MGF a nível global”. Um dos trunfos da organização será, de facto, a larga experiência na execução de eventos científicos de grande dimensão, uma vez que a Região Europeia da WONCA promove com regularidade encontros que envolvem largas centenas ou milhares de participantes, o mesmo sucedendo com a APMGF, que aliás realizou com assinalável sucesso o congresso europeu da WONCA em 2014, igualmente na cidade de Lisboa.

 

Leia Também

Debate Dia Mundial MF 2022

Condições de trabalho, remuneração e contratação de MF têm de ser revistas

Presidente da APMGF analaisa contexto da MGF em Portugal

Presidente da APMGF analisa contexto atual da MGF no nosso país

Webinar Contratualização Diferido

Aceda ao webinar sobre a contratualização em diferido

Recentes

Menu