Mais de metade das pessoas com 65 ou mais anos de idade já foram vacinadas contra a gripe

Os dados da segunda vaga do relatório Vacinómetro (estudo que monitoriza a vacinação contra a gripe através de questionários) revelam que 54,1% dos indivíduos com 65 ou mais anos de idade já foram vacinados contra a gripe sazonal desde o início da época 2021/2022. A sub-análise realizada ao grupo dos 80 ou mais anos de idade mostra que já terão sido vacinados 76,6% dos indivíduos nesta faixa etária. No que respeita aos indivíduos portadores de doença crónica, 52,2% já tinham sido imunizados, uma subida de 36,2 pontos percentuais em comparação com a 1ª vaga de dados do Vacinómetro 2021/2022, referente à primeira semana de novembro.

Por outro lado, os novos dados asseguram que 47,6% dos profissionais de saúde em contacto direto com doentes já receberam a vacina contra o influenza, o mesmo sucedendo com 28,2% dos portugueses com idades compreendidas entre os 60 e os 64 anos (mais 18,3 pontos percentuais em relação ao número de indivíduos vacinados na 1ª vaga do Vacinómetro) e 42,8% das mulheres grávidas, com este último grupo a registar uma subida de 1,5 pontos percentuais em comparação com os dados apresentados a 2 de novembro.

No grupo de indivíduos portadores de doença crónica, 53,8% das pessoas com diabetes já havia sido vacinada à altura do inquérito, assim como 52,7% dos que têm doença cardiovascular. Este ano também está a ser monitorizada a população entre os 18-59 anos de idade e os primeiros resultados revelam que 9,2% já terão sido vacinados. Na amostra total estudada, 40% dos inquiridos vacinados fizeram-no por recomendação do médico, 24,5% no contexto de uma iniciativa laboral e 25,9% por iniciativa própria, porque procuram estar sempre protegidos. Os resultados indicam ainda que 32,8% da amostra total não vacinada ainda tenciona vacinar-se e 8,1% aguarda marcação.

Pelo 13.º ano consecutivo, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), com o apoio da Sanofi Pasteur, apresentam os resultados do projeto Vacinómetro. Lançado em 2009, o Vacinómetro permite monitorizar em tempo real a taxa de cobertura da vacinação contra a gripe em grupos prioritários recomendados pela Direção-Geral da Saúde.

 

Leia Também

Garanta uma inscrição a preço reduzido para a 98ª Reunião da EGPRN

Comunicado APMGF

Comunicado – APMGF repudia reportagem da TVI que sugere falta de conhecimento dos médicos de família na área da Saúde Mental

CaminhASMA convida-o a organizar uma caminhada e um peddy-paper em maio para despertar consciências relativamente à melhoria dos cuidados na asma

Recentes