APMGF e AICIB entregam três bolsas a projetos de investigação nos CSP

A Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) e a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) divulgaram no final do 20º Encontro Nacional de Internos e Jovens Médicos de Família os projetos premiados com as Bolsas de Investigação APMGF/AICIB – 2022, bolsas essas com um valor individual de três mil euros, acrescido de mentoria e criadas no âmbito de uma parceria entre a APMGF – através do seu Departamento de Investigação – e a AICIB, entidades empenhadas em estimular a investigação e realização de trabalhos científicos na área da Medicina Geral e Familiar (MGF), contribuindo para a melhoria dos cuidados de saúde prestados aos cidadãos.

Os três projetos distinguidos com bolsa foram «Criação de um Score de Complexidade Clínica Centrado no Doente», de José Pedro Vale, «TeleMedCSP: Implementação de um algoritmo de telemedicina na doença crónica, em Cuidados de Saúde Primários – um modelo para a diabetes, doença respiratória e dor crónica», da autoria de Raul Marques Pereira, Diana Gonçalves e Liliana Amorim e «Inércia Terapêutica na Osteoporose em Mulheres Pós-menopáusicas», de Mariana Cruz da Silva, Ana Calafate, Alexandra Pimentel, Conceição Outeirinho, Henrique Sottomayor, Inês Bento, Isabel Mina, Maria João Gonçalves, Manuel Henriques, Nina Lopes e Rodrigo Costa.

Na entrega das bolsas a AICIB foi representada por Helena Beaumont, que destacou a importância do apoio à investigação à MGF e CSP em Portugal, face à sua preponderância para o sistema de saúde. Já Gil Correia, do Departamento de Investigação da APMGF, não quis deixar de relembrar o forte impulso que foi dado a este programa de apoio por Teresa Machado Luciano, anterior vice-presidente da AICIB.

 

Leia Também

“Se queres um bom cabaço, semeia-o em março”! Próximas Conversas sobre Investigação no dia 20 de março – Venha participar e partilhar os seus interesses e experiências! 

SPN e APMGF criam infografia para o Dia Mundial do Rim que coloca ênfase no diagnóstico precoce da doença renal

34ªs Jornadas de Évora reforçam dinamismo da formação em MGF no Alentejo apesar de tempos desafiantes

Recentes