Planeta e saúde dos seus habitantes estão interligados e é preciso agir para os proteger

A 31 de março, a partir das 10h00, o 40º Encontro Nacional de MGF oferecerá aos participantes a sessão «One Health – cuidar da saúde do planeta», dedicada aos efeitos climáticos na saúde das populações, à necessidade de redução da pegada carbónica na saúde e ao contributo dos profissionais de saúde para a construção de uma verdadeira cidadania e literacia ambiental. Nela participarão Luís Campos (presidente do Conselho Português para Saúde e Ambiente – CPSA – e comissário do Plano Nacional de Saúde 2021/2030), João Queiroz e Melo (pioneiro dos transplantes de coração em Portugal e vice-presidente do CPSA) e Inês Coelho (médica interna de MGF na USF Dafundo e autora de artigos de reflexão sobre estas matérias).

“A APMGF reconhece a emergência climática e propõe-se ter uma voz ativa para promover a descarbonização e a sustentabilidade ambiental. O médico de família deve ter um papel atuante na consciencialização das pessoas e da comunidade que serve, para mitigar o impacto das alterações climáticas na saúde humana. Para ser promotor de cidadania ambiental, é necessário uma nova cultura ambiental dos profissionais de saúde e dos serviços onde trabalhamos, com práticas e comportamentos sustentáveis para o ambiente”, garante Mário Santos, membro da Direção Nacional da APMGF e da Comissão Organizadora do evento. Ainda segundo Mário Santos, “com o agendamento deste tema pretende-se favorecer a sensibilização dos médicos de família para as consequências das alterações climáticas e fomentar o debate sobre a sua capacitação, como agentes educadores, no combate da degradação ambiental na saúde das populações”.

Por seu turno, João Queiroz e Melo está convicto de que os médicos têm uma responsabilidade especial na missão de reduzir a pegada carbónica do setor em que trabalham: “para sermos fiéis ao Juramento de Hipócrates, devemos reduzir a carga de doença que a nossa prática provoca. Devemos fazê-lo com «resiliência criativa», isto é, aproveitar a oportunidade deste desafio para melhorar… e bem que é possível. Não podemos continuar a fazer de conta!”. Na perspetiva de Inês Coelho, “o impacto das alterações climáticas na saúde é um facto inquestionável e urge trazermos este assunto para a ordem do dia no setor da saúde. Infelizmente, é um tema ainda pouco abordado, tanto a nível da formação pré como pós-graduada, o que pode contribuir para a falta de sensibilização dos profissionais para o assunto”. A médica interna da USF Dafundo considera, todavia, que em termos de medidas de mitigação e adaptação às alterações climáticas que influenciam a saúde populacional, “a Medicina Geral e Familiar encontra-se num lugar particularmente privilegiado para ter um papel ativo”.

 

Leia Também

Príncipe de Elsinore, prisioneiro da mente

Dia Mundial do MF em 2024 será festejado (e ilustrado) com as melhores fotografias e vídeos enviados pelos colegas

Garanta uma inscrição a preço reduzido para a 98ª Reunião da EGPRN

Recentes