Conhecer o contexto, fatores de risco e consequências do erro médico é a melhor estratégia para o mitigar

A 31 de março, a partir das 16h00, o Encontro Nacional de Medicina Geral e Familiar irá oferecer-lhe a possibilidade de participar na sessão «Erro Médico». Nesta importante sessão do evento serão debatidas questões fundamentais como fatores de risco para o erro médico, fatores protetores, gestão interna do erro médico, o erro médico como instrumento de aprendizagem e melhoria de cuidados, como evitar o erro médico, os vários tipos de responsabilidade que podem ser apurados, o que pode acontecer na sequência da determinação de um erro médico e o papel da Ordem dos Médicos, entre outros tópicos. Serão, ainda, discutidos casos de erros médicos (reais ou hipotéticos), de forma a tornar a sessão o mais próxima possível da realidade clínica.

Esta sessão será moderada por Carlos Mestre (MF na USF Cartaxo Terra Viva e membro da Direção Nacional da APMGF) e terá como oradores convidados Ricardo Vicente (MF na USF Villa Romana e vogal do Conselho Clínico e de Saúde do ACeS Lezíria) e Almerinda Rodrigues (MF na UCSP Cantanhede e presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACeS Baixo Mondego).

“Todos erramos, tal é a nossa condição humana, mas foi da aprendizagem com esses erros e do esforço de melhoria que chegámos a este momento. Devemos ambicionar um sistema organizacional protetor, assente em processos de trabalho seguros, auditáveis e numa cultura de segurança que envolva toda a equipa e em que o próprio doente poderá ser a melhor forma de prevenir o Erro Médico”, defende Ricardo Vicente.

Leia Também

David Marçal… o defensor da ciência séria (mas não aborrecida)

Luiz Miguel Santiago, a propósito da nova Comissão de Ética da APMGF – “O nosso desejo é uma resposta atempada em prazo muito curto”

“Se queres um bom cabaço, semeia-o em março”! Próximas Conversas sobre Investigação no dia 20 de março – Venha participar e partilhar os seus interesses e experiências! 

Recentes