Num mundo em constante movimento a Medicina do Viajante é indispensável suporte para o MF

A 30 de março o 40º Encontro Nacional de MGF será palco da sessão «Medicina do Viajante», que integrará como palestrante Ana Ramos Pinto (médica da família da USF Querer Mais) e como moderador António Luz Pereira (médico de família na USF Prelada e vice-presidente da APMGF).

De acordo com António Luz Pereira, a sessão “abordará, numa vertente muito prática, quando devemos aconselhar a marcação de uma consulta do viajante e quando não se justifica e como explicar ao utente a necessidade dessa consulta. Também iremos discutir o que deve saber um médico de família relativamente às informações/cuidados a fornecer ao utente e onde consultar informação atualizada. Iremos igualmente falar sobre algumas doenças que podem manifestar-se após o regresso de uma viagem e como investigar/orientar”.

Na ótica de Ana Ramos Pinto, “a Medicina do Viajante tem um componente maioritariamente preventivo – um dos pilares do trabalho de um médico de família – pelo que se torna essencial que os colegas saibam a importância desta consulta e os temas tratados nesta para que possam recomendar aos seus utentes. Além desta parte, também será feito foco em sintomas e doenças que poderão aparecer pós-viagem e sobre os quais os médicos de família deverão estar informados, uma vez que serão provavelmente o primeiro recurso dos seus utentes nestas situações”.

 

Leia Também

Mais de 300 participantes no dia dedicado aos workshops em Tróia

Nuno Jacinto alerta que CSP não podem ser “nota de rodapé” em eventual processo de expansão de PPP

David Marçal… o defensor da ciência séria (mas não aborrecida)

Recentes