A Ilha do Pico será o centro da MGF portuguesa durante três dias

É já na próxima quinta-feira, dia 20 de abril, que arrancam as 20ªs Jornadas de Medicina Geral e Familiar (MGF) dos Açores na Ilha do Pico, uma organização da Delegação Regional dos Açores da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF). O primeiro dia será dedicado a três workshops, em paralelo com o Encontro Regional de Internos, focado na Medicina do Viajante. Seguem-se mais dois dias de trabalhos, a 21 e 22 de abril.

Segundo Vanessa Amaral, membro da Delegação Regional dos Açores e médica de família na Ilha do Pico, o programa da iniciativa foi desenhado com o princípio da inovação em mente: “tentámos abordar temas de áreas diferentes, fora do habitual e «fora da caixa», uma vez que como médicos de família lidamos com uma variedade imensa de temáticas e procuramos atualização constante. Para além do desenvolvimento montessoriano, genética e Medicina do Viajante, quisemos trazer também sessões na área da sexualidade, como a libido e disfunção sexual, Medicina Hiperbárica, visto que existe uma Câmara Hiperbárica na vizinha Ilha do Faial e são apenas 6 a nível nacional, terminando com uma palestra sobre felicidade e saúde”.

Já sobre a preparação e organização do evento na Ilha do Pico, Vanessa Amaral reconhece que o caminho “tem sido efetivamente desafiante, começando pela simples deslocação, já que as viagens aéreas para chegar à Ilha do Pico muitas vezes implicam escalas e são em menor número. Podemos interpretar que seja o preço por receber as jornadas num pequeno paraíso no meio do Atlântico, com a maior montanha de Portugal que surge majestosa e o mar que nos abraça em volta”.

A médica de família que integra a comissão organizadora das jornadas sublinha, por fim, que “os participantes terão a possibilidade de visitar o Centro de Saúde da Madalena, parte da Unidade de Saúde da Ilha do Pico, para além de contemplar a beleza desta magnífica ilha e desfrutar de um rico programa científico”.

 

Leia Também

Os workshops do 41º Encontro Nacional podem fazer a diferença na sua eficácia clínica!

Grupo de Estudos de Medicina Centrada na Pessoa promove workshop que o ajudará a lidar com doentes difíceis

O Departamento de Investigação da APMGF promove mais uma reunião aberta no dia 21 de fevereiro!

Recentes