Posição da Delegação Distrital de Coimbra da APMGF sobre a criação de uma ULS na Figueira da Foz

Foi recentemente sabida a criação de uma Unidade Local de Saúde (ULS) na área de influência da Delegação Distrital de Coimbra da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF). Reconhecendo interesse neste tipo de trabalho inclusivo, não deixa de parecer estranho que se fale numa gestão vertical, leia-se a primazia do serviço hospitalar.

Ao verificarmos que a porta de entrada no sistema de saúde devem ser os Cuidados de Saúde Primários, neste caso a Medicina Geral e Familiar (MGF), pelo seu volume e qualidade de produção, por que não se assume o papel de apoio à MGF das especialidades hospitalares, assim alterando o modelo organizativo? Ao valorizar cada vez mais a realização do cuidado urgente mesmo no âmbito da MGF, como encontrar o tempo necessário para a excelente capacidade de orientação dos problemas crónicos, cada vez mais frequentes na população que envelhece? E para a promoção da saúde e prevenção da doença?

A centralidade que não se dê ao Cuidado em MGF será mau sinal, pois as especialidades hospitalares deveriam ser consultoras da MGF, o seguimento holístico e continuado das pessoas com problemas de saúde fazendo-se em MGF. O acentuar da importância que seja dado à gestão conjunta, à melhor comunicação entre MGF e as restantes especialidades hospitalares e à realização de exames com registos imediatos será bem-vindo. Assim como a gestão de recursos humanos, permitindo a sua mais fácil contratação em toda a ULS e de todas as categorias profissionais que nela trabalham.

Não sabendo a delimitação geográfica desta ULS “sediada” no Hospital da Figueira da Foz, a Delegação de Coimbra da APMGF espera que seja percebida a importância de respeitar e mesmo de incrementar o número de Unidades de Saúde Familiar (USF), sendo objetivo estratégico urgente, que toda a organização em MGF seja realizada em USF Modelo B. A integração da MGF numa ULS implica, também, que esta tenha assento e palavra na Gestão. A Delegação Distrital de Coimbra da APMGF só pode esperar o sucesso e ajudará em tudo o que seja chamada a atuar.

Coimbra, 13 de Maio de 2023

Leia Também

IA na gestão das doenças respiratórias e hesitação vacinal em destaque nas 10ªs Jornadas do GRESP

Inscreva-se no Curso de POCUS em formato b-learning e conquiste maior autonomia profissional!

No Dia Internacional do Idoso assume especial importância o reforço de cuidados e sistemas de suporte

Recentes