No âmbito do ciclo comemorativo dos 40 anos de existência da APMGF, assinalados em 2023, a Direção Nacional da Associação lançou a obra «Um Novo Futuro para a Medicina Geral e Familiar», que procura desenvolver e readaptar ao presente muitos dos conceitos virtuosos englobados no famoso “Livro Azul”, editado pela APMGF há mais de 30 anos. Trata-se de uma tentativa de “levar a cabo uma reflexão rigorosa e independente, baseada na defesa da qualidade e segurança do exercício da nossa especialidade, permitindo assim uma evolução sustentada dos CSP em Portugal e que não se resuma a ações pontuais e conjunturais no curto prazo”, pode ler-se no preâmbulo da obra.
A ideia central por detrás do lançamento é, pois, a de “revisitar princípios e valores, bem como redefinir linhas e estratégias orientadoras que nos permitam planear e implementar medidas concretas e fundamentadas, quer a nível estrutural quer organizacional, de modo a alcançar um novo futuro para a Medicina Geral e Familiar em Portugal”.
No lançamento oficial da obra, no Porto, o presidente da APMGF Nuno Jacinto sublinhou que “passados mais de 30 anos sobre o lançamento do famoso Livro Azul e quinze anos após o início da reforma dos cuidados de saúde primários (CSP), a Direção Nacional da APMGF entendeu que era chegada a altura de voltar a repensar a nossa especialidade e os CSP em Portugal”. O dirigente assegurou que “o panorama atual é o de uma reforma que nunca foi totalmente concluída e de um desânimo generalizado entre os profissionais” e que, por isso mesmo, a Associação pretende “criar um novo rumo e um novo impulso, que garanta a necessária adaptação à presente realidade e ao que se perspetiva para os próximos anos e décadas. Mais uma vez, a Associação procura olhar para além do imediato, pensar mais à frente e definir o caminho a trilhar”.
Descarregue o livro «Um Novo Futuro para a Medicina Geral e Familiar».