Projeto internacional oferece programa de intervenção psicológica destinado a pessoas com impulsos sexuais relativamente a crianças

No âmbito do projeto «PRIORITY – Prevention to Reduce Incidence Of Sexual Abuse by Reaching Individuals Concerned About Their Risk to Young People”, que atualmente está a decorrer em Portugal (nas Universidades do Porto e de Aveiro) está a ser disponibilizado e avaliado um programa de intervenção psicológica – o Prevent It – destinado a pessoas com impulsos sexuais relativamente a crianças, que pode ser benéfico para as pessoas que sentem vergonha ou relutância em solicitar ajuda nos serviços comuns de saúde.

O Prevent It destina-se a pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, independentemente do género, preocupadas com os seus impulsos sexuais envolvendo crianças, o que significa que poderão usufruir da intervenção potenciais pessoas ofensoras online e/ou offline e que poderão ter (ou não) cometido algum comportamento criminal de abuso sexual de crianças. A participação neste programa é totalmente gratuita e apenas requer o recurso a um computador/telemóvel/tablet, com ligação à Internet, sendo que é o próprio participante que define o local e o momento de realização da intervenção. Para aceder ao programa, os interessados devem utilizar este link.

De uma forma sumária, este programa consiste numa intervenção cognitiva-comportamental, com a duração de 9 semanas, estando disponível através de uma plataforma online, na qual são disponibilizados os conteúdos, os exercícios e o acompanhamento individual por um/a psicólogo/a. Considerando que o estigma é frequentemente apontado como uma barreira ao recurso a apoio por estas pessoas, este programa apresenta como uma das suas mais-valias o anonimato, sendo que em nenhum momento é solicitada qualquer informação que permita a identificação do participante e que possibilite o programa ser acedido através da Clearnet ou da Darknet. O recrutamento de participantes decorre entre fevereiro de 2023 e junho de 2024.

O projeto PRIORITY está a ser desenvolvido com financiamento europeu por uma equipa de investigadores de diferentes países, nomeadamente de Portugal (Universidade do Porto e Universidade de Aveiro), Alemanha (Universtaetskinikum Hamburg-Eppendorf), Suécia (Karolinska Institute), Canadá (The Royal Ottawa Institute of Mental Health Research) e EUA (Moore Center for the Prevention of Child Sexual Abuse, Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health).

 

Leia Também

Chegou o momento de criar a sua própria sessão no Encontro Nacional!

Telma Miragaia a propósito do projeto Mata do Pópulo – “É necessário que as nossas crianças reaprendam a brincar ao ar livre”

Sócios da APMGF têm desconto de 20% na frequência da Pós-Graduação «Gestão Empresarial das Instituições de Saúde» da Coimbra Business School

Recentes