Encontro de MF do Algarve vai debater necessidades em saúde da população migrante

No dia 23 de junho, a partir das 17h15, o 7º Encontro de Médicos de Família do Algarve irá promover uma sessão que gera grandes expetativas, intitulada “Conversas com… A comunidade migrante no Algarve – quem são e que cuidados de saúde precisam?”, moderada por Joana Veloso Gomes (médica de família na USF Estrela do Mar e vogal da Delegação Distrital de Faro da APMGF) e com participações de Ana Logrado (UCSP Marvila e Olivais, ARSLVT),  Isa Cavaleiro (médica de família na USF Almirante, ACeS Lisboa Central – ARSLVT), Diogo Silva (assistente social na USF da Baixa, ARSLVT) e Pedro Jácome (enfermeiro na USF da Baixa, ARSLVT).

“Este ano considerámos fundamental ter no nosso programa do 7º Encontro de Médicos de Família do Algarve uma mesa dedicada à população migrante. O número de migrantes tem vindo a aumentar no nosso país, facto que se reflete na procura dos cuidados de saúde. As políticas de saúde têm promovido uma melhor acessibilidade destes utentes. No entanto, o médico de família depara-se com vários desafios: diferentes culturas, barreira linguística, doença mental, estado de saúde debilitado, condições sociais frágeis. Para prestarmos melhores cuidados de saúde a esta população, consideramos imprescindível debatermos este tema com colegas que diferentes áreas de intervenção com experiência prática relevante com a população migrante”, explica Joana Veloso Gomes.

 

Leia Também

“Quem em abril não varre a eira e em maio não rega a leira, anda todo o ano em canseira!” Próximas Conversas sobre Investigação no dia 29 de abril!

Preencha o questionário do projeto SPACE e ajude a depurar as práticas de prescrição social

Ao deambular na cidade o homem deixa-se habitar pelas pulsões criativas que estão em todo o lado… inclusive nos hospitais

Recentes