GeraisInvestigação

Colabore com o estudo sobre as perceções e atitudes dos profissionais de saúde face à hesitação vacinal

A hesitação vacinal é um problema que coloca em causa a Saúde Pública, mesmo nos países mais desenvolvidos da União Europeia, sendo essencial compreender as suas causas. A evidência internacional sugere que as perceções e práticas dos profissionais de saúde são essenciais no alcance de boas coberturas vacinais. Em Portugal temos verificado coberturas vacinais elevadas em relação às vacinas recomendadas no PNV, pelo que a perspetiva dos profissionais de saúde em relação à hesitação vacinal não tem sido suficientemente explorada.

Nesse sentido, está a ser desenvolvido um estudo que pretende conhecer a perceção e atitudes dos profissionais de saúde que acompanham as crianças no processo de vacinação, destinando-se a enfermeiros e médicos especialistas de Pediatria ou de Medicina Geral e Familiar. Pode colaborar nesta investigação através do preenchimento do questionário online, com duração estimada de 10 a 15 minutos.

O presente estudo enquadra-se no desenvolvimento da dissertação de Mestrado em Saúde Pública levada a cabo por Sofia Carmezim Pereira na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa. O mesmo foi submetido à Comissão de Ética da Escola Nacional de Saúde Pública, tendo obtido parecer favorável. Caso lhe surja alguma questão ou proposta, poderá contactar com os autores do estudo através do endereço spc.pereira@ensp.unl.pt.

 

Leia Também

Catarina Oliveira – “Muitas vezes não temos a noção da diversidade que nos rodeia”

Dia 21 de janeiro: primeira “Conversas sobre Investigação” de 2025. Venha participar e partilhar os seus interesses e experiências!

Colabore em estudo sobre conhecimentos e atitudes de profissionais face à preservação da fertilidade

Recentes