Meta de 75% de cobertura vacinal contra a gripe definida pela OMS para as pessoas com 65 ou mais anos de idade prestes a ser atingida em Portugal

Os dados da terceira vaga do projeto Vacinómetro, que monitoriza a vacinação contra a gripe durante a época gripal através de questionários, revelam que desde o início da presente época de vacinação 73,4% dos indivíduos com 65 ou mais anos de idade já receberam a vacina. Portugal estará assim prestes a atingir a meta de 75% de cobertura vacinal para este grupo demográfico proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Um total de 72,2% dos indivíduos portadores de doença crónica já terão sido igualmente protegidos (de acordo com sub-análise realizada, 79,8% das pessoas com diabetes e 71,6% da população com doença cardiovascular já foi imunizada). O mesmo sucedendo com 59,7% dos portugueses com idades acima dos 60 anos e 43,9% dos profissionais de saúde em contacto direto com doentes. Destaca-se ainda a cobertura vacinal de 60,1% das grávidas, sendo que 66,5% das grávidas que se imunizaram o fizeram por recomendação do médico.

Entre o grupo de indivíduos vacinados, na amostra total estudada, os principais motivos que levaram os cidadãos a vacinarem-se foram a recomendação do médico (em 40,2% dos casos), a iniciativa própria (29,3%), uma ação em contexto laboral (20%), a noção de que pertencem a um grupo de risco (5,8%) ou a receção de uma notificação de agendamento pelo SNS (3,9%).

Segundo António Morais, presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, esta é a “confirmação de mais um ano com uma excelente cobertura vacinal contra a gripe, principalmente nos maiores de 65 anos e com doenças crónicas. Mantêm-se, no entanto, números baixos em determinados grupos, como os indivíduos entre os 60 e 64 anos, apesar de pela primeira vez a administração da vacina ser gratuita neste grupo, o que sugere um esforço de sensibilização dirigido ao mesmo”.

Pelo 15.º ano consecutivo a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), com o apoio da Sanofi, desenvolvem o Vacinómetro. Lançado no ano de 2009, o Vacinómetro permite monitorizar em tempo real a taxa de cobertura da vacinação contra a gripe em grupos prioritários recomendados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Leia Também

Inscrições no Curso «Nutrição e Alimentação em CSP» até 28 de abril

Príncipe de Elsinore, prisioneiro da mente

Dia Mundial do MF em 2024 será festejado (e ilustrado) com as melhores fotografias e vídeos enviados pelos colegas

Recentes