No próximo dia 19 de maio, Dia Mundial do Médico de Família, a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) junta-se às suas congéneres de todo o globo e à organização mundial dos médicos de família (WONCA) para celebrar a data em que se assinala o perfil, as capacidades e qualidades únicas dos especialistas de Medicina Geral e Familiar, este ano sob o mote internacional «Planeta saudável, pessoas saudáveis». Para tal, organizará naquela data e pelas 15h00 uma conferência estratégica sobre os desafios da saúde global, o impacto da biosfera e das alterações climáticas na prestação de cuidados de saúde e vice-versa e a preponderância atual e futura do trabalho dos médicos de família (MF) para os sistemas de saúde, conferência essa que terá lugar na sede da APMGF. Os associados da APMGF podem marcar presença física no auditório para assistir à iniciativa, mas terão de fazer inscrição prévia, dada a limitação do espaço. Pode, também, assistir à sessão através de live streaming.
“O Dia Mundial do Médico de Família é uma efeméride que visa salientar, mais uma vez, o papel essencial dos MF nos sistemas de saúde. A sua visão holística, bem como as suas competências abrangentes, colocam o MF numa posição privilegiada para olhar a saúde de forma global, integrando os cuidados às pessoas no contexto em que se inserem, quer a nível comunitário mas também social e ambiental, fazendo assim jus ao lema escolhido para celebrar esta data em 2024: «Planeta saudável, pessoas saudáveis»”, relembra Nuno Jacinto, presidente da APMGF.
Segundo o dirigente, a conferência em causa “pretende refletir, de forma ampla e inclusiva, sobre a saúde em Portugal e de que forma a mesma influencia e é influenciada pelo mundo em que vivemos. Tendo por base a evolução do sistema de saúde português durante as últimas décadas – e analisando a situação atual – pretendemos pensar sobre os desafios futuros da saúde no nosso país e no mundo, enfatizando o papel dos Cuidados de Saúde Primários e dos MF em todo este processo. Acreditamos ainda que, tal como aconteceu no passado, Portugal pode ser um exemplo de inovação e liderança na área da Medicina Geral e Familiar, servindo de inspiração para outros países e influenciando de forma direta a saúde global. Para analisar estas questões temos já confirmadas as presenças da Sra. Diretora Geral da Saúde e do Sr. Bastonário da Ordem dos Médicos”.