A Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) é uma associação de cariz sócio-profissional e científico, formada por especialistas de Medicina Geral e Familiar e internos da especialidade, que tem por missão contribuir para a melhoria da qualidade do exercício e da realização profissional dos médicos de família, colocando todos os seus recursos à disposição dos seus associados contribuindo desse modo, para a melhoria contínua dos cuidados de saúde prestados aos cidadãos. Neste momento, agrupa mais de quatro mil sócios.
Os órgãos sociais nacionais da associação englobam a Direção Nacional, a Mesa da Assembleia-Geral e o Conselho Fiscal. A Associação possui também estruturas regionais em vários distritos do país. Entre os vários órgãos de comunicação que publica, encontram-se a Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar – RPMGF – revista bimestral de atualização científica, o jornal de atualidade noticiosa «MGF Notícias» e o título histórico (editado durante mais de duas décadas) «Médico de Família», dedicado à partilha de experiências e boas práticas nos cuidados de saúde primários.
A APMGF é igualmente conhecida pela sua excelente capacidade de organização de grande eventos científicos. O principal evento organizado anualmente pela APMGF é o Encontro Nacional. Este tem sido, por excelência, o fórum anual de ideias e debate sobre as matérias que mais interessam aos Médicos de Família portugueses e ao progresso dos cuidados primários em Portugal. Uma vez por ano, a APMGF organiza igualmente o Encontro Nacional de Internos e Jovens Médicos de Família, cujo programa incide sobre temáticas de particular relevância para os Médicos Internos de Medicina Geral e Familiar e jovens Médicos de Família. A estes eventos juntam-se muitos outros organizados a nível regional, pelas diversas estruturas da APMGF e os encontros dos múltiplos Grupos de Estudos da APMGF. A Associação aposta ainda na formação médica contínua, sobretudo através de cursos de e-learning e das Escolas de Medicina Familiar, realizadas duas vezes em cada ano, uma na Primavera e outra no Outono.