3ªs Jornadas do GEsPal – Inscrições abertas!

O Grupo de Estudos de Cuidados Paliativos (GEsPal) da APMGF vai organizar, nos dias 5, 7 (entre as 21h00 e as 23h00) e 9 de outubro (entre as 10h00 e as 12h00), as suas 3ªs Jornadas, em formato on-line. Pode garantir a sua participação no evento através deste formulário de inscrição. “O tema das Jornadas é a necessidade de formação na área dos Cuidados Paliativos de todos os profissionais de saúde dos Cuidados de Saúde Primários, porque todos nós, em maior ou menor grau, contactamos com pessoas em fim de vida e respetivas famílias. Assim sendo, e para que possamos apoiar todos os doentes e suas famílias que vivenciam esta fase de vida de grande fragilidade e vulnerabilidade, precisamos de formação básica ou avançada, consoante a nossa atividade esteja integrada na prática clínica do Médico e do Enfermeiro de Família ou numa Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos”, esclarece a coordenadora do GEsPal, Helena Beça.

No dia 5 de outubro, as Jornadas vão oferecer aos participantes a oportunidade de comungar da sessão «Cuidados Paliativos Primários – O papel da equipa de saúde familiar». Nela vão intervir Célia Gomes Silva (especialista em MGF na USF Saúde Mais com pós-graduação em Cuidados Paliativos pela FMUP e colaboradora do GEsPal), Dina Gaspar (especialista em MGF e professora auxiliar convidada na Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve) e Rui Sousa Silva (presidente da Comissão Nacional de Cuidados Paliativos).

Outro dos momentos chave das jornadas será com certeza a mesa redonda «Auto-cuidados do Profissional», a realizar no dia 9 de outubro, a partir das 10h30. Esta sessão terá como intervenientes Ana Querido (investigadora no Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde do Politécnico de Leiria e do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde da Universidade do Porto – CINTESIS, membro do Observatório Português de Cuidados Paliativos e da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, onde coordena o Grupo de Espiritualidade em Saúde), Maria Aparício (enfermeira especialista em cuidados paliativos comunitários no St. Christopher’s Hospice – Reino Unido) e Enric Benito (oncologista, professor em cuidados paliativos e membro honorário da Sociedad Española de Cuidados Paliativos – SECPAL).

As Jornadas englobarão ainda um concurso de fotografia. Para participar no mesmo deverá descarregar o Regulamento do 2º Concurso de Fotografia Digital – GEsPal, a Declaração de Consentimento Informado e a Declaração de Autorização/Cedência dos Direitos de Imagem (as duas últimas serão obrigatórias caso surjam terceiros nas imagens submetidas a concurso).

Leia Também

38º ENMGF – Desafios presentes e futuros do MF trazidos à baila pela Delegação de Viseu da APMGF

Declaração – Fórum Médico

38º Encontro Nacional de MGF – Burocracia… Inimigo nº 1 do médico de família»?

Outros Eventos

Menu