8ªs Jornadas GRESP Porto

8ªs Jornadas do GRESP vão realizar-se no Porto a 20 e 21 de outubro

O Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias (GRESP) da Associação Portuguesa Medicina Geral e Familiar (APMGF) irá realizar as suas 8ªs Jornadas nos dias 20 e 21 de outubro de 2022, na cidade do Porto. O lema escolhido para este ano é «Desafios em cuidados respiratórios – um novo ciclo». Em breve daremos mais informações sobre o programa da iniciativa e os processos de inscrição e submissão de trabalhos.

Segundo Cláudia Vicente, coordenadora do GRESP, estas jornadas “nascem com a ideia de continuar a dar seguimento ao trabalho formativo que o GRESP tem levado a cabo, mas também de promover discussão em torno dos Cuidados Respiratórios. Estamos definitivamente no tempo de viragem da pandemia provocada pelo vírus SARS-COV2 e, decerto, que o mundo não ficou igual. A forma de trabalhar em Medicina, de abordar as doenças respiratórias mudou. É nessa perspetiva que desenvolvemos um programa que não deixa de pensar nas problemáticas mais antigas, mas que encara esta nova era e a necessidade de novas metodologias como um desafio ao clínico e, simultaneamente, como uma oportunidade de criar mais e melhores cuidados nesta área”.

Ainda de acordo com Cláudia Vicente, a organização das Jornadas “refletiu sobre como estas mudanças quotidianas despertaram mais consciência sobre a importância do trabalho em equipa. Trabalhamos no sentido do envolvimento de vários grupos de interesse, sociedades científicas e diferentes grupos profissionais. Acreditamos que só assim conseguimos responder às necessidades dos nossos doentes, desafiando a discussão científica e as pontes de colaboração”.

Sobre a escolha da cidade do Porto para realizar a iniciativa, a coordenadora do GRESP avança com uma explicação para o regresso à Invicta que é reveladora do espírito que atualmente anima o Grupo: “foi aqui que, em 2020, convertemos as nossas Jornadas em formato digital, respondendo às exigências pandémicas. Esperamos em outubro contrastar com salas cheias de colegas que possam participar, apresentar trabalhos ou contactar com alguma da investigação que está a ser desenvolvida na área respiratória. Aguardamos pela participação de todos”.

Leia Também

Semana do Médico de Família na Região Centro

SRC da OM e APMGF unem-se para celebrar a Semana do Médico de Família

Webinar Contratualização APMGF

Participe no webinar sobre a contratualização em 2022 no dia 17 de maio

Habilite-se à Bolsa APMGF WONCA Europa 2022

Outros Eventos

Menu