8ªs Jornadas GRESP Porto

8ªs Jornadas do GRESP vão realizar-se a 20 e 21 de outubro – Inscrições estão abertas!

O Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias (GRESP) da Associação Portuguesa Medicina Geral e Familiar (APMGF) irá realizar as suas 8ªs Jornadas nos dias 20 e 21 de outubro de 2022, na cidade do Porto. Pode proceder à sua inscrição através deste link. O 1º prazo para inscrições, com valores preferenciais, termina já a 15 de agosto. A inscrição presencial dará acesso à plataforma online apenas após terminarem as jornadas e não durante a realização das mesmas. A inscrição online não permitirá acesso a qualquer sessão presencial e dará acesso a todas as sessões plenárias e simpósios, mas não às oficinas e comunicações livres. As sessões poderão ser visualizadas até um mês após terminarem as jornadas. O lema escolhido para este ano é «Desafios em cuidados respiratórios – um novo ciclo». Pode submeter os seus trabalhos através desta plataforma eletrónica e consultar o Regulamento para a Apresentação de Comunicações Livres. Pode também consultar o programa sinóptico.

Segundo Cláudia Vicente, coordenadora do GRESP, estas jornadas “nascem com a ideia de continuar a dar seguimento ao trabalho formativo que o GRESP tem levado a cabo, mas também de promover discussão em torno dos Cuidados Respiratórios. Estamos definitivamente no tempo de viragem da pandemia provocada pelo vírus SARS-COV2 e, decerto, que o mundo não ficou igual. A forma de trabalhar em Medicina, de abordar as doenças respiratórias mudou. É nessa perspetiva que desenvolvemos um programa que não deixa de pensar nas problemáticas mais antigas, mas que encara esta nova era e a necessidade de novas metodologias como um desafio ao clínico e, simultaneamente, como uma oportunidade de criar mais e melhores cuidados nesta área”.

Ainda de acordo com Cláudia Vicente, a organização das Jornadas “refletiu sobre como estas mudanças quotidianas despertaram mais consciência sobre a importância do trabalho em equipa. Trabalhamos no sentido do envolvimento de vários grupos de interesse, sociedades científicas e diferentes grupos profissionais. Acreditamos que só assim conseguimos responder às necessidades dos nossos doentes, desafiando a discussão científica e as pontes de colaboração”.

Sobre a escolha da cidade do Porto para realizar a iniciativa, a coordenadora do GRESP avança com uma explicação para o regresso à Invicta que é reveladora do espírito que atualmente anima o Grupo: “foi aqui que, em 2020, convertemos as nossas Jornadas em formato digital, respondendo às exigências pandémicas. Esperamos em outubro contrastar com salas cheias de colegas que possam participar, apresentar trabalhos ou contactar com alguma da investigação que está a ser desenvolvida na área respiratória. Aguardamos pela participação de todos”.

Leia Também

Concurso Especialistas Ilha Terceira

Unidade de Saúde da Ilha Terceira lança concurso para integrar seis MF

Jonathan dos Santos

Jonathan dos Santos – “Assim que coloquei o POCUS em prática apercebi-me da sua potencialidade real”

Protesto 16 de Julho

Médicos de Família acorreram a Lisboa para defender a especialidade

Outros Eventos

Menu