8º Encontro de MF do Algarve a 17 de maio em Vilamoura!

A Delegação de Faro da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) vai realizar o 8º Encontro de Médicos de Família do Algarve no dia 17 de maio, em Vilamoura. Consulte o programa preliminar e inscreva-se aqui. Entre as temáticas a abordar durante o grande evento regional algarvio da MGF estão tópicos como o retrato da violência contra crianças e jovens na região e abordagem prática para a prevenção e intervenção, os cuidados paliativos nos CSP, a investigação em MGF e CSP, a forma como os CSP estão a ser integrados nas unidades locais de saúde, o impacto das alterações climáticas na saúde da população ou os critérios de referenciação para Equipa de Intervenção Comunitária de Psiquiatria da Infância e da Adolescência. Em breve serão divulgadas informações sobre a submissão de trabalhos para apresentação no evento.

“A Equipa Organizadora do Encontro de Médicos de Família está entusiasmada por voltar a reunir médicos de família (MF) que trabalham numa região com poucos recursos e que apresenta desafios muito particulares. São sempre muito bem-vindos os colegas de outras regiões do país que contribuem para o enriquecimento deste evento, através da partilha de diferentes experiências. Esperamos que haja uma participação significativa no envio de trabalhos relevantes para a prática de MGF, realizados por internos e especialistas, procurando assim promover a investigação na nossa área. No dia 17 de maio de 2024, pretendemos contribuir para a atualização de temas fundamentais para a prática do MF, mantendo sempre o rigor científico. Desejamos também que o Encontro permita o convívio entre colegas, que é difícil manter fora deste tipo de contextos, num ambiente descontraído”, explica Joana Veloso Gomes, vogal da Delegação de Faro da APMGF e membro da comissão científica e organizadora do Encontro.

Um dos temas que dará forma às mesas redondas é a integração atual dos CSP em unidades locais de saúde (ULS), uma matéria que será tratada numa sessão preparada em parceria com a USF-AN. Segundo Joana Veloso Gomes, “a preocupação com as mudanças recentes é mais acentuada, como seria de esperar, nas regiões onde ainda não existiam ULS. No Algarve, a expetativa dos MF relaciona-se com a partilha de experiências de outros colegas, que têm sido diversas. Pretende-se que desde o seu início, a ULS Algarve garanta que os CSP sejam valorizados e considerados como o alicerce de um SNS robusto, centrado nos cuidados aos seus utentes/doentes. A USF-AN é uma entidade social que tem tido um papel fundamental no desenvolvimento dos profissionais e das equipas das USF e esperamos que neste Encontro possa ajudar a esclarecer dúvidas e a orientar os MF neste novo desafio”.

O evento abarca também outros assuntos abrangentes, como sejam as alterações climáticas na saúde da população ou a violência contra crianças e jovens. Na perspetiva da representante da Delegação de Faro da APMGF e especialista em Medicina Geral e Familiar da USF Estrela-do-mar, “as alterações climáticas são uma realidade e já estão a afetar a saúde das pessoas, nomeadamente dos mais vulneráveis. No Algarve, concretamente, atravessamos um problema grave relacionado com os efeitos da seca extrema e das recorrentes nuvens de poeira do norte de África, que comprometem a qualidade do ar. Esta situação tem um impacto, por exemplo, no surgimento e agravamento de doenças respiratórias. Mas também abordaremos a emergência de outras doenças, nomeadamente infeciosas. Em relação à violência que vitimiza crianças e jovens, o MF, pela proximidade com os seus utentes, pode reconhecer atempadamente sinais e sintomas que levantem suspeitas deste tipo de crimes, tendo o dever de denunciá-los. Mas não menos relevante, o MF pode contribuir para a sua prevenção, reconhecendo os fatores de risco e intervindo sobre os mesmos”.

Uma das grandes novidades nesta edição de 2024 do evento é a entrega, pela primeira vez, do Prémio Carreira em MGF. “A Delegação Distrital de Faro da APMGF considerou que, a partir deste ano, seria entregue um Prémio Carreira em MGF a um MF com reconhecido mérito e dedicação plena ao SNS e aos utentes/doentes residentes no Algarve. Foi unânime que esse primeiro prémio fosse entregue à nossa querida e estimada colega, Dr.ª Assunção Martinez, pela sua brilhante carreira marcada pelo profissionalismo e dedicação aos seus doentes e pela forma como inspirou tantos internos e colegas a serem melhores médicos de família. É um orgulho imenso poder homenagear no nosso Encontro a Dr.ª Assunção Martinez” sublinha Joana Veloso Gomes.

Leia Também

Garanta uma inscrição a preço reduzido para a 98ª Reunião da EGPRN

Comunicado APMGF

Comunicado – APMGF repudia reportagem da TVI que sugere falta de conhecimento dos médicos de família na área da Saúde Mental

CaminhASMA convida-o a organizar uma caminhada e um peddy-paper em maio – Inscreva-se até 28 de abril (novo prazo)!

Outros Eventos