Sarcopenia e quedas no idoso justificam webinar de enorme interesse em novembro

Com uma população em galopante ritmo de envelhecimento, matérias clínicas como a sarcopenia e as quedas no idoso assumem uma grande preponderância na realidade dos cuidados de saúde primários. Deste modo, a APMGF e o seu Grupo de Estudos de Saúde do Idoso/Geriatria (GESI) decidiram realizar no dia 19 de novembro de 2022 o webinar «Sarcopenia e quedas no idoso – como abordar na consulta de Medicina Geral e Familiar?». Este webinar terá como formadores os colegas Miguel Ferreira e Margarida Ferreira – membros integrantes do GESI – e decorrerá a partir das 10h00 do dia 19 de novembro. Poderá formalizar a sua inscrição aqui. O período de inscrições termina às 23h59 do dia 17 de novembro de 2022.

A sarcopenia define-se pela perda de massa e função muscular, aumentado a sua incidência com a idade. Esta situação relaciona-se com a síndrome de fragilidade, resultando num estado de vulnerabilidade que predispõe a eventos adversos como quedas, traumatismos, declínio da função cognitiva, hospitalização, institucionalização, dependência e diminuição da qualidade de vida, podendo levar à morte. As quedas nos idosos são frequentes, sendo motivo de consulta em Medicina Geral e Familiar. O utente com alto risco de queda necessita de uma abordagem multifatorial, revisão da sua terapêutica habitual e avaliação do meio que o envolve.

Com este webinar pretende-se, de forma prática e aplicada ao contexto da Medicina Geral e Familiar, fornecer aos colegas médicos de família os conhecimentos e as ferramentas que visam a abordagem do idoso que caiu, com risco de queda ou com sarcopenia. No final, será capaz de responder às seguintes questões, entre outras: Na avaliação do doente idoso que caiu devo solicitar meios complementares de diagnóstico? Como rever a terapêutica de um idoso com risco de queda? Que recomendações devo fazer a um doente idoso com sarcopenia?

De recordar que a participação neste webinar (tal como em todos do ciclo de webinars APMGF) dá direito a obtenção de um certificado e de que existe limite máximo para o número de inscritos.

Ficha Webinar Sarcopenia Quedas Idoso

Leia Também

SNS completa 43 anos

Cristina Galvão – “Este doutoramento surge como um desafio que coloquei a mim mesma”

OM quer que TC fiscalize norma do Orçamento de Estado que permite contratação de não especialistas

Outros Eventos

Menu