Webinar «Exantemas em idade pediátrica – o desafio em imagem» a 21 de janeiro

No dia 21 de janeiro de 2023, o ciclo de webinars APMGF fará a sua estreia no novo ano com o webinar «Exantemas em idade pediátrica – o desafio em imagem», com a pediatra Alexandra Luz. Um exantema define-se, classicamente, como uma erupção cutânea, sendo que em idade pediátrica frequentemente não é uma doença em si, mas sim uma manifestação cutânea da doença.

Enquanto alguns exantemas típicos se associam classicamente a doenças virais ou bacterianas, mesmo as infeções mais comuns na infância podem manifestar-se como exantema atípico, e colocar algumas dúvidas diagnósticas. Apesar de grande parte das vezes traduzirem situações benignas e autolimitadas, é importante saber identificar as causas que carecem de intervenção atempada e tratamento específico.

Os cuidados de saúde primários, pela sua proximidade à população, constituem o local por excelência indicado para a avaliação primária da maioria das situações exantemáticas, e como tal, é importante para os médicos de família reconhecer as doenças mais frequentemente implicadas.

Com este webinar pretende-se rever os exantemas de causa infeciosa mais frequentes em idade pediátrica, as suas características próprias e distintivas, e a orientação mais adequada a cada situação. Pretende-se que seja um webinar interativo, partindo da imagem para o diagnóstico.

 

Leia Também

Dois terços dos portugueses com recomendação para serem vacinados contra a gripe já terão sido imunizados

José Augusto Simões obtém título académico de agregado na UBI

APMGF aprova plano de atividades/orçamento para 2023 e aquisição de nova sede nacional

Outros Eventos

Menu