Relato de Ana Spínola sobre a Pré-Conferência do EYFDM e 28ª Conferência Europeia da WONCA

Nos passados dias 6 e 7 de Junho realizou-se a Pré-Conferência do Movimento Europeu de Jovens Médicos de Família (European Young Family Doctor’s Movement – EYFDM), evento acoplado à conferência Europeia de Médicos de Família (WONCA), que decorreu de 7 a 10 de Junho de 2023, ambos em Bruxelas.

Tive a oportunidade de estar presente nos dois eventos. Colaborei ativamente com vários grupos de interesse especial da EYFDM, em concreto nas áreas de bem-estar, saúde mental e saúde da mulher (Wellbeing, Mental Health e Women Health SIGs), dinamizando vários workshops. Neles discutimos a importância da promoção do bem-estar do profissional de saúde, o médico, para a sustentabilidade dos sistemas de saúde europeus. Partilhámos estratégias que utilizamos diariamente no nosso bem-estar, como a meditação breve entre consultas e sessões de yoga no local de trabalho.

Discutimos também a presença das mulheres médicas como força de trabalho essencial, às quais mais, e melhores, condições de trabalho devem ser oferecidas para um equilíbrio vida-trabalho efetivo. Foi com enorme prazer que colaborei com a organização de ambos os eventos na criação de um ambiente integrador de famílias, com um espaço na área de conferências dedicado às famílias, onde Mães e Pais puderam cuidar dos seus filhos entre palestras, sessões científicas e workshops. Na sessão de ativismo em saúde (Health activism & the radical roots of primary health care), que co-apresentei com colegas de trabalho da EYFDM, pude divulgar este feito, como parte do nosso plano de ação, tendo recebido comentários construtivos e o agrado da audiência.

Colaborei com a Federação Internacional de Grupos Balint (International Balint Federation, IBF), em dois workshops, coliderando-os (Balint Group Workshop: The Human Side of Balint Groups). Esta é uma ferramenta de trabalho utilizada por muitos médicos de família no fortalecimento da relação médico-doente. Infelizmente é por alguns desconhecida. Neste sentido saliento a relevância da aceitação destes workshops no programa científico e o entusiasmo e mais-valia expressos pelos participantes destas sessões. Aproveito esta oportunidade para divulgar que a Associação Portuguesa de Grupos Balint (APGB) disponibiliza grupos presenciais regulares em território nacional. A nível internacional, e em modalidade online, decorre um Grupo Balint (Balint 2.0), coordenado por um líder na Austrália e outro na região da Tasmânia, que, de momento, recebe novos membros.

Chegando ao fim deste texto, gostaria de enfatizar que a Pré-Conferência da EYFDM e a Conferência da WONCA Europa são uma oportunidade única de treino de competências técnico-científicas e de comunicação. É um momento de grande exposição a outros contextos e experiências de trabalho e, portanto, de um profundo crescimento pessoal e profissional. Sinto que através do fortalecimento de relações de trabalho internacionais que podemos aportar melhores práticas e integrá-las na nossa realidade, harmonizando a Medicina Geral e Familiar como especialidade.

Ana Cristina Franco Spínola, Médica Interna em Medicina Geral e Familiar, Centro de Saúde do Bom Jesus, SESARAM EPE, Policy Officer EYFDM

 

Leia também outras notícias

Dia Mundial do MF em 2024 será festejado (e ilustrado) com as melhores fotografias e vídeos enviados pelos colegas

Garanta uma inscrição a preço reduzido para a 98ª Reunião da EGPRN

Comunicado APMGF

Comunicado – APMGF repudia reportagem da TVI que sugere falta de conhecimento dos médicos de família na área da Saúde Mental