Sala Tílias – Sessão Teórico-Prática
Revolução na abordagem da Obesidade: O impacto das novas opções terapêuticas
GEO
Moderação: Manuel Rodrigues Pereira
Médico de Família. Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal. Coordenador do GEO-APMGF
Beatriz Ladeira Nunes
Médica Família. Pós-graduação em Medicina Desportiva pela Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva. Certificação pela SCOPE – Strategic Centre for Obesity Professional Education, reconhecida pela World Obesity Federation
Luísa Sá
Médica de Família. USF nova via, ULS Gaia Espinho. Professora Auxiliar Convidada, MEDCIDS, FMUP
A terapêutica farmacológica da obesidade tem sofrido uma transformação significativa nos últimos anos, marcada pela chegada de novas moléculas com perfis de eficácia e segurança muito diferentes dos tratamentos disponíveis no passado. Esta sessão teorico-prática propõe-se rever de forma crítica e prática as principais opções atualmente disponíveis, com especial enfoque nas terapêuticas emergentes.
Serão abordadas as indicações terapêuticas e os resultados de eficácia demonstrados em ensaios clínicos. A discussão incluirá ainda limitações de uso, efeitos adversos e contraindicações relevantes, numa perspetiva aplicável à prática clínica, particularmente na medicina geral e familiar.
A sessão destina-se a profissionais que acompanham utentes com excesso de peso ou obesidade, e que procuram uma atualização rigorosa e fundamentada sobre as opções farmacológicas atualmente disponíveis e em desenvolvimento.
